ELEIÇÕES | GOIÂNIA

“Vanderlan não tem grupo e isso faz diferença”, diz cientista político

Em entrevista transmitida pelo Instagram do Mais Goiás no começo da tarde deste sábado, o…

Em entrevista transmitida pelo Instagram do Mais Goiás no começo da tarde deste sábado, o professor e cientista político Marcos Marinho afirma que um dos fatores que explicam a estagnação de Vanderlan Cardoso (PSD) nas pesquisas que medem intenção de voto para prefeito de Goiânia é o fato de ele “não ter grupo político”, ao contrário de seu principal adversário, Maguito Vilela (MDB).

“Vanderlan arrancou com recall da eleição para senador, mas falta grupo a ele. O que o MDB tem. Isso fez muita diferença. Tanto que, mesmo com Maguito ausente da campanha, o grupo do MDB se mobilizou para conquistar as ruas. Vanderlan não tem um grupo político. Ele migrou por várias partidos e participou de vários agrupamentos, mas nunca liderou um bom grupo político, que tivesse essa capacidade de mobilização e engajamento”, disse Marinho ao Mais Goiás.

O cientista político avalia que o governador Ronaldo Caiado (DEM) entrou na campanha de Vanderlan com o objetivo de cristalizar um grupo forte em torno do candidato, mas que o grupo que se formou não é forte como o do MDB.

Marinho também contesta a estratégia do candidato do PSD de tentar dissociar Maguito da imagem do bem avaliado prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB). “Na minha leitura, eles erraram ao tentar cooptar a imagem de Iris. Não fazia sentido para mim, até porque há uma dificuldade gigantesca de se dissociar a imagem do Iris do MDB. Naturalmente seria colado ao Maguito. Perderam muito tempo nisso”.

Marcos Marinho diz que a tendência hoje é de vitória de Maguito no segundo turno. Por fim, ele abre um parênteses para comentar a situação da candidata Adriana Accorsi (PT), que, pela segunda eleição consecutiva, enfrenta dificuldade para superar a barreira dos 15% nas pesquisas. “ Adriana é uma player interessante, tem garra, mas o partido tem as suas dificuldades para abrir espaço no Brasil inteiro. Hoje, Adriana não consegue contar mais com força de aglutinação partidária com que o PT contava no passado”.

Assista abaixo à integra da live:  

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mais Goiás (@maisgoias)