NEGÓCIOS

Empresas devem fazer propostas para compra da Celg D nesta semana

A Enel deve receber propostas de empresas interessadas em comprar a Celg-D nesta semana. A…

Enel
Enel (Foto: Divulgação - Enel)

A Enel deve receber propostas de empresas interessadas em comprar a Celg-D nesta semana. A empresa é responsável pela distribuição de energia em Goiás. Bastidores apontam que os valores podem chegar a R$ 10 bilhões pelo negócio, que é coordenado pelo Itaú BBA.

A venda será realizada a partir de lance único, sem necessidade de passar por outras etapas. Pelo menos cinco empresas estão entre as interessas: Equatorial, Energisa, CPFL, EDP e Neoenergia, aponta o jornal O Globo.

A expectativa é de que a venda seja efetivada dentro de um mês, após a entrega das propostas. Para isso, interessados estariam buscando bancos pra garantir financiamento.

Procurada, a Enel não quis comentar o assunto.

Críticas

No início de junho, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) fez críticas à venda da distribuidora de energia e cobrou transparência.

“A Enel parece que ainda não entendeu que em Goiás acabou a época dos negócios por debaixo dos panos. Não vamos admitir que a empresa discuta a venda da sua concessão como distribuidora de energia elétrica no Estado sem dar a devida transparência a todo o processo”, cobrou o governador.

Na ocasião, o presidente da Enel em Goiás, José Nunes, disse que ainda não havia acordo sobre a venda companhia e alegou necessidade de sigilo sobre o processo.