FUTEBOL

Vereador quer restringir jogos de futebol nos estádios da Serrinha, OBA e Antônio Accioly, em dias úteis

O vereador argumenta que, em dias de jogos, o trânsito nas regiões onde localizam-se esses estádios fica "péssimo"

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei que pretende restringir jogos nos Estádios da Serrinha (Hailé Pinheiro), Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA) e Antônio Accioly, em dias úteis. Caso seja aprovada, a matéria limitará realização de partidas definidas para antes das 20h horas, principalmente em horários de pico.

O autor da proposta, o vereador Paulo Magalhães (UB) aponta que a proposta é que a realização de grandes partidas de futebol e de decisões de campeonatos ocorram apenas no Estádio Serra Dourada.

O vereador argumenta que, em dias de jogos, o trânsito nas regiões desses estádios fica “péssimo”. Como exemplo, o parlamentar menciona o estado caótico do trânsito, no último dia 23 de maio, na Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu – no entorno do Estádio da Serrinha – por causa do jogo do Goiás pela Copa Sul-Americana.

“É importante lembrar que essa via, Edmundo Pinheiro, é o principal acesso ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), ao posto de saúde e de vacinação, ao Ciams do Setor Pedro Ludovico e próxima à sede da Polícia Federal em Goiás, que é uma área de segurança. Além disso, essa via é importante corredor que leva em direção ao Jardim Goiás”, argumentou o vereador.

Restrição de estacionamento

A proposta determina que o órgão municipal responsável pelo trânsito poderá, em dias de jogo de futebol, restringir estacionamento de veículos no perímetro dos estádios, como forma de garantir o ir e vir de cidadãos. A Prefeitura não poderá, em decorrência da partida, alterar fluxo de vias ou permitir circulação apenas em uma pista.

A infração ao previsto no projeto de lei importará em aplicação de multa, no valor de R$ 50 mil por jogo, sem prejuízo de apuração e de punição dos responsáveis. A restrição não se aplica ao Estádio Serra Dourada, que dispõe de toda estrutura necessária para receber grandes partidas.

“Direito de ir e vir”

Paulo Magalhães reafirmou que a realização de jogos, em dias úteis e em horários de maior fluxo de veículos, restringe o direito de ir e vir de moradores da região e nas proximidades dos estádios.

“Goiânia possui o Serra Dourada, criado para proporcionar maior conforto aos torcedores; com estrutura para receber maior público, com amplo estacionamento e com acesso facilitado por avenidas largas e de baixo impacto a pedestres e motoristas. Minha proposta visa à redução do impacto e do caos urbano, em dias de jogos, nessas regiões. Não se trata de proibir as partidas”, avalia.