IMBRÓGLIO

Vereadora muda voto sobre Plano Diretor de Goiânia; PL deve ser avaliado somente em fevereiro

A vereadora Aava Santiago (PSDB) anunciou em sua conta do Twitter que irá mudar seu…

Câmara de Goiânia retirou artigo do Plano Diretor que poderia prejudicar áreas de preservação ambiental
Câmara de Goiânia retirou artigo do Plano Diretor que poderia prejudicar áreas de preservação ambiental (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A vereadora Aava Santiago (PSDB) anunciou em sua conta do Twitter que irá mudar seu voto no projeto que revisa o Plano Diretor de Goiânia. O anúncio foi feito após questionamentos sobre leitura e transparência na tramitação do texto na Câmara Municipal. A expectativa é de que o projeto seja apreciado em plenário no mês de fevereiro.

“Nos últimos dias a votação do Plano Diretor tomou conta do debate público e muita gente questionou as razões do meu voto, dado com base no que acreditei ser melhor. Desde então, tenho estudado e falado com gente que entende do assunto. Decidi por não seguir com o voto a favor”, escreveu.

Aava Santiago diz que conhecia o projeto e que não teria aprovado o relatório sem conhecê-lo em detalhes. No entanto, o relatório foi compartilhado com os vereadores durante a sessão por insistência do vereador Mauro Rubem (PT). Os mapas e anexos do projeto, entretanto, não estavam incluídos.

“Estive em todas audiências públicas, estudei e votei a favor por alguns pontos que defendi e considero realmente positivos, como áreas destinadas a moradias populares e IPTU progressivo”, pontuou. Assim, diz que irá embasar seu voto em um Grupo de Trabalho criado por ela para discutir o Plano Diretor de Goiânia a ser votado em plenário.

“O meu voto em plenário (que é onde o PDG é votado definitivamente, por todos os vereadores e não apenas uma comissão), será condicionado à aprovação dessas emendas que construiremos coletivamente. Se forem acatadas, votarei a favor do PDG, se forem rejeitadas votarei CONTRA”, publicou.

Quem votou relatório favorável a mudanças do Plano Diretor de Goiânia?

O voto da vereadora foi favorável ao relatório elaborado por Sabrina Garcez (PSD) em sessão realizada na semana passada marcada por questionamentos sobre a falta de tempo para leitura do texto. Na ocasião, o texto foi aprovado com um único voto contrário de Mauro Rubem.

Além de Aava, votaram a favor de relatório na Comissão Mista os vereadores: Bruno Diniz (PRTB), Clécio Alves (MDB), Henrique Alves (MDB), Luciula do Recanto (PSD), Pastor Wilson (PMB), Paulo Henrique da Farmácia (PTC), Pedro Azulão Jr (PSD), Sabrina Garcez (PSD), Thialu Guiotti (Avante) e Willian Veloso (PL).

Projeto deve ir ao plenário somente em fevereiro

Diante de decisão da juíza Joyre Cunha da semana passada, a tramitação do Plano Diretor segue paralisada. Antes da liminar concedida a Mauro Rubem, a votação seria nesta semana. No entanto, a previsão é que o texto só seja colocada em plenário após o recesso, em fevereiro. Até lá os vereadores esperam a publicação de mapas com as alterações feitas na Comissão Mista.