CALENDÁRIO OFICIAL

Vereadores aprovam Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero em Goiânia

Vereadores aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei que institui 14 de março como…

Vereadores aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei que institui 14 de março como Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero em Goiânia, durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal. A data faz referência à data da morte da parlamentar do Rio de Janeiro, em 2018. A matéria ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

O projeto, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), prevê que a data seja incluída no calendário oficial de Goiânia, com isso, o poder público deverá realizar e incentivar ações, palestras e seminários em escolas e outros espaços municipais sobre Marielle Franco e a importância da luta contra violência política em Goiânia.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aponta que violência política é uma conduta ou ação realizada por terceiros contra mulheres filiadas a partidos políticos, ativistas de causa sociais, candidatas, eleitas, nomeadas ou na atividade da função pública e que podem culminar com agressões físicas, psicológicas, entre outras.

Divergência

Durante a votação, a vereadora Gabriela Rodart (PTB) contestou o nome de Marielle Franco dado ao Dia de Enfrentamento à Violência Política de Gênero em Goiânia. A parlamentar argumentou que a vereadora morta por milicianos em 2018 no Rio de Janeiro, era filiada ao PSOL, partido esse, que segundo ela, é favorável ao aborto e à liberação de drogas. O que não condiziria com a realidade da maioria das mulheres, que, ainda segundo Rodart, são conservadoras e religiosas.