CÂMARA MUNICIPAL

Vereadores criticam ambulatório para pessoas trans em Senador Canedo (GO)

Três vereadores de Senador Canedo utilizaram a tribuna, na terça-feira (9), para criticar a criação…

Vereadores de Senador Canedo (GO) criticam ambulatório para pessoas trans
Vereadores de Senador Canedo (GO) criticam ambulatório para pessoas trans (Foto: Senador Canedo)

Três vereadores de Senador Canedo utilizaram a tribuna, na terça-feira (9), para criticar a criação do Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero. O programa, inaugurado em 29 de junho, visa dar atendimento multidisciplinar à população transexual e travesti não só no município, mas em outras 24 cidades próximas. Para os vereadores, dinheiro público não deveria ser utilizado para o programa. Entre as atividades do ambulatório está a redesignação de gênero.

Um dos que fez críticas é Daniel Cardoso (PSC). “Por que não vai atrás de psicólogo para tratar essas pessoas, ir atrás de fazer terapia com essas pessoas? A terapia cura. Eu falo, eu faço terapia, a terapia cura, é bom…” Para ele, quem quer o atendimento especializado deve usar o próprio dinheiro.

“Se você nasceu homem, peça a Deus sabedoria para que tire isso de dentro de você e que te cure, te salve. E se não conseguir curar, faça uma poupança, vende um carro, uma casa, vai para São Paulo e paga do seu bolso”, declarou.

Ao Mais Goiás, ele manteve a posição por nota. O vereador citou que há déficit nos atendimentos básicos na cidade. E relatou surpresa com “o empenho em se estabelecer políticas públicas de saúde junto às minorias enquanto outras também minorias estão sofrendo em filas de espera em busca de cirurgias, tratamentos e procedimentos igualmente importantes para a sociedade”.

O vereador Eliel José (Podemos) também disse ser contra o projeto e afirmou que dinheiro público não deve ser utilizado para “a ideologia de gênero”. Ele também afirmou que Deus criou homens e mulheres. Celismar Lima (Pros), por sua vez, afirmou que, como a homossexualidade não é considerada doença desde 1990, esse tipo de atendimento não é questão de saúde pública. Dessa forma, também defendeu que os interessados custeiem o próprio procedimento.

Por nota, Eliel reforçou respeito a todas as pessoas e declarou que a discordância tem relação com a “prioridade”. “Ou seja, o atual prefeito despendeu recursos para uma área e deixou de priorizar uma área basilar no município que é a nossa maternidade, totalmente ausente.” Segundo ele, existem hospitais na capital que já possuem esse tipo de atendimento.

O portal tentou contato com Celismar via celular, mas não teve sucesso. O espaço segue aberto.

Prefeitura de Senador Canedo sobre o ambulatório

Por nota, a prefeitura informou que “o Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero é um serviço de saúde pública, que oferece atendimento médico e multiprofissional aos transexuais e travestis”. Além disso ressaltou que atende a todos, independente de estigmas.

O Município conta com diversos serviços e programas de amparo para os cidadãos, com atendimento psicossocial para dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais através do CAPS, amparo para mulheres e crianças que sofrem violência sexual e doméstica através dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, programas voltado a saúde de pessoas com déficits físicos e intelectuais através da Secretaria Municipal de Saúde e diversos outros serviços que são divulgados diariamente através dos canais oficiais da Prefeitura.”

Nota de Daniel Cardoso na íntegra:

“Eu, vereador Daniel Cardoso, venho a público manifestar em relação à polêmica estabelecida sobre minha fala durante a sessão legislativa no dia 09 de agosto de 2022, reafirmando minha posição de defesa dos princípios administrativos em que o atendimeno na área de saúde deve ter prioridade, e é sabido que estamos em déficit em atendimentos básicos na municipalidade. Fomos, portanto, surpreendidos com o empenho em se estabelecer políticas públicas de saúde junto às minorias enquanto outras também minorias estão sofrendo em filas de espera em busca de cirurgias, tratamentos e procedimentos igualmente importantes para a sociedade, maternidade fechada há 1 ano. Neste sentido, reafirmamos nosso compromisso com o povo de Senador Canedo e esperamos que todas as áreas de atendimento em saúde tenham a mesma dedicação e empenho destinado à pauta neste momento tratada.”

Nota de Eliel José na íntegra

“Em última sessão realizada, ontem, dia 09, expus de maneira direta e concisa aquilo que defendo e acredito, portanto, reitero, que a minha discordância quanto às ações tomadas pelo executivo municipal estão pautadas na prioridade, ou seja, o atual prefeito despendeu recursos para uma área e deixou de priorizar uma área basilar no município que é a nossa maternidade, totalmente ausente. Atualmente, tanto o HGG quanto o Hospital das Clínicas possuem atendimento às pessoas Trans, já as mães de nosso município sofrem se deslocando para outras localidades pois o atendimento aqui é insuficiente, e até hoje a maternidade não foi entregue aos cidadãos. E por fim, ratifico que tenho profundo respeito a todos os cidadãos, sem qualquer distinção de cor, religião ou orientação sexual.”