ARTICULAÇÕES

Visitas de Mendanha ao DF e Entorno mostram que ele pode ser candidato em 2022

Sob o argumento de busca de recursos para investimento em Aparecida de Goiânia, o prefeito…

Gustavo Mendanha no microfone com adesivo da Maguito Vilela na camisa
Gustavo Mendanha deve se desfiliar do MDB nesta terça ou quarta (Foto: Divulgação)

Sob o argumento de busca de recursos para investimento em Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) visitou o Distrito Federal e o Entorno de Brasília durante esta semana. Mais que administrativa, a viagem do emedebista teve a função de sondar o terreno para o avanço do partido na região.

Na quarta-feira (5), Mendanha teve encontro com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para tratativas de implantação de carros elétricos compartilhados na cidade da Região Metropolitana. O gestor do Distrito Federal, no entanto, não é neutro. Ele e o governador Ronaldo Caiado (DEM) tiveram rusgas públicas. Assim como o prefeito aparecidense, que também trocou críticas com o democrata sobre a gestão da pandemia.

Mendanha também esteve no Entorno para encontro com lideranças locais, como o deputado federal Célio Silveira, que deve deixar o PSDB, e o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB). A região é considerada crucial para que o MDB consiga firmar como segunda força no Estado.

Fortalecimento

A tentativa é, não somente fortalecer o partido na região, mas também sondar de terreno sobre viabiliade de candidatura própria do MDB. Ou mesmo para somar forças e compor com o governo estadual com um candidato a Senado ou a vice-governador.

O presidente do MDB, Daniel Vilela, também retomou articulações no interior. Ele esteve em Jataí, sua base eleitoral, Rio Verde e Morrinhos nos últimos seis dias. Vilela disputou o governo estadual em 2018, ficando em segundo lugar.