BASTIDORES DA POLÍTICA

Wellington Bessa é o novo líder de Mabel na Câmara de Goiânia

Aliado tem missão de desfazer clima ruim entre Executivo e Legislativo; entenda

Vereador Wellington Bessa é escolhido por Mabel como seu novo líder na Câmara (Foto: Divulgação)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciará no final da manhã desta segunda-feira (8) o vereador Wellington Bessa (DC) como novo líder de seu governo na Câmara Municipal. A escolha ocorre em meio ao desgaste político provocado pela instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da LimpaGyn e por recentes derrotas do Paço no Legislativo.

O cargo estava vago havia pouco mais de uma semana, desde a destituição de Igor Franco (MDB). O emedebista, que até então exercia a liderança, foi um dos signatários do pedido de criação da CEI e ainda votou favoravelmente à revogação da taxa do lixo, medida contrária aos interesses do Executivo. A decisão selou o afastamento de Franco da função e abriu a disputa por uma nova articulação de base.

O emedebista saiu disparando contra a gestão e adotando tom oposicionista. No último final de semana, contudo, participou de agendas ao lado do prefeito Sandro Mabel (UB), que prestigiou o vereador no aniversário do programa social “Passaporte para a Vitória”, em um evento que reuniu mais de 3 mil crianças.

A missão de Bessa

A escolha de Bessa sinaliza a tentativa de Mabel em recompor sua relação com os vereadores após semanas de tensão. Na votação que revogou a taxa do lixo, o prefeito conseguiu apenas 13 votos. Agora, a primeira missão do novo líder será de reverter o quadro e impedir que o tributo seja derrubado.

Wellington Bessa é um nome conhecido do Paço Municipal e por quase 3 anos foi secretário de Educação na gestão do prefeito Rogério Cruz (SD). Também passou quase dois meses à frente da Secretaria de Administração do ex-gestor, antes de retornar ao mandato na Câmara dos Vereadores.