Eleições 2022

William Bonner vota Lula? Apresentador já assumiu apoio ao PT

William Bonner é o titular do principal jornalístico do país, o Jornal Nacional, da Globo…

William Bonner
William Bonner revela ter votado em Lula - Foto: Divulgação

William Bonner é o titular do principal jornalístico do país, o Jornal Nacional, da Globo e, também por isso recebe muitas críticas de aliados e dos próprios candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL). Mas o que pouca gente sabe é do vínculo que o profissional teve, muitos anos atrás, com o Partido dos Trabalhadores, a ponto de ter assumido voto na legenda, dando a entender, inclusive que foi eleitor de Lula em determina eleição presidencial.

Tudo isso, claro, muito antes dele ser o apresentador e chefe do Jornal Nacional. Mas em 1990, quando já trabalhava na Globo e era considerado um jornalista em ascensão na maior emissora do país, Bonner topou dar uma longa entrevista para a revista Playboy, à época era normal que artistas e profissionais da área falassem com o periódico, abrindo o jogo sobre diversos temas de sua vida, inclusive relacionamento, já que ele ainda nem era casado com Fátima Bernardes.

m determinado momento, o entrevistador decide falar da posição do jornalismo da Globo e levanta uma questão que já era protagonista naquela época, a isenção da emissora. “Você acha que o jornalismo da Globo é imparcial?”, pergunta a revista, antes da resposta de Bonner, que ainda era conhecido apenas como William. “Sem dúvida nenhuma”, começa ele, antes da resposta surpreendente.

“Eu, que sempre votei no PT, nunca vi colocarem no ar uma notícia tendenciosa no tempo que apresentei o SPTV”.

Ele apresentou o jornalístico da hora do almoço, que agora é conhecido como SP1 entre os anos de 1986 e 1989. Portanto, no período das primeiras eleições presidenciais com voto popular após a ditadura militar, em 89, pela resposta dada, a tendência é que Bonner tenha votado em Lula.