Aplicativos

Car 4 Sale: start-up goiana facilita compra e venda de carros usados

Quando chega a hora de vender seu carro seminovo ou usado, muitos enfrentam o mesmo…

Quando chega a hora de vender seu carro seminovo ou usado, muitos enfrentam o mesmo problema. Isto é, o preço da concessionária nunca parece bom o bastante. Sempre há a sensação de que se poderia conseguir mais. Com isto em mente, o aplicativo Car 4 Sale tenta facilitar e tornar as vendes de seminovos mais diretas e, especialmente, mais rentáveis para o usuário.

A ideia central é expor o carro direto para quem está interessado em comprá-lo. Segundo nota, a empresa começou a operar em setembro e já vende cerca de 200 carros por mês.

Funcionário de longa data de concessionárias, o empreendedor Daniel Corrêa teve a ideia após se cansar da hesitação dos donos na hora de vender seus carros: “Eu ficava muito incomodado percebendo que o cliente saía insatisfeito quando chegava com carro seminovo. Porque o carro era mal-avaliado e ele não tinha uma sensação de transparência”.

Daniel então começou a fazer a precificação dos carros, batendo foto do veículo que chegava na loja e mandava para diversos compradores e revendedores conhecidos. Ele então recebia as propostas por email para o carro: “Eu mostrava as propostas pro cliente e jogava limpo com ele e isso foi dando muito certo”.

Logo, Daniel percebeu que tinha grande oportunidade nas mãos. Era quase como uma “bolsa de veículos” e que poderia funcionar muito bem em um formato dedicado. “O grande desafio foi tirar essa operação da prática e levar para a plataforma móvel”, explicou.

Foram necessários pouco mais de três anos para desenvolver e lançar o aplicativo em 2016. Além de criar o programa, foi feito todo um trabalho para viabilizar a parte logística da empreitada:”Antes de começar a operar já começamos um processo de cadastro de despachando, vistoriador e fizemos um mapeamento no Brasil inteiro de frete-retorno, de safemoney, de toda essa parte operacional”.

O aplicativo agora continua no seu projeto de avançar por todo o país: “Ainda não estamos em parte do Norte e do Nordeste, mas o plano é que até o final do ano, no mais tardar em março do ano que vem, já estaremos operando em todos os estados do Brasil”, promete Daniel.

Daniel explica que o diferencial do Car 4 Sale é que ele é mais rentável e mais seguro, além de ser mais fácil do que ir de loja em loja tentando conseguir um preço melhor. “Quero vender o carro, mas não quero ter trabalho e quer ter 100% de confiança. Ele coloca o carro no aplicativo e ele vai te dar o maior preço possível e você vai ter o PagSeguro, a vistoria e o despachante pra fazer o desenrolar de toda essa parte burocrática”, conta.

O empreendedor também destaca que não há anuidade nem mensalidade: todas as funções do aplicativo são gratuitas. A receita vem de uma taxa de o.5% sobre o preço final de venda do veículo negociado.

Embora existam muitos sites de venda e compra de carros, aplicativos são poucos. Daniel disse que foi uma escolha natural optar pelo mobile: “O meu pensamento foi linear: a gente passa mais tempo na frente do computador ou com o celular na mão? Nossa aplicação nenhum website tem, exatamente pela facilidade de bater foto, pela geolocalização da pessoa, é tudo mais fácil pelo celular”.