Cinema

‘Air’: Ben Affleck revela que não pediu aprovação da Nike para filme, apenas de Michael Jordan

Longa-metragem está agendado para estrear nos cinemas em abril deste ano

(Foto: Amazon)

As primeiras críticas de “Air – A História Por Trás do Logo” de Ben Affleck sugerem que o diretor de “Argo” tem outro sucesso em suas mãos. Depois de passar anos dedicando a maior parte de seu tempo trabalhando em filmes da DC, fãs e críticos parecem emocionados ao ver Affleck se concentrando em filmes voltados para adultos novamente. Mas enquanto “Air” é baseado na história real de executivos da Nike tentando assinar um acordo de patrocínio com Michael Jordan, o longa não é exatamente um filme biográfico autorizado.

Falando ao The Hollywood Reporter, Affleck explicou que a prevalência de livros e documentários sobre a Nike significava que ele não se sentia obrigado a envolver a empresa em seu filme.

“Não conversei com a Nike porque não senti o mesmo senso de responsabilidade pessoal [como senti com Michael Jordan], porque não é uma história da Nike”, disse Affleck. “Há entrevistas e livros sobre isso.”

Dito isso, Affleck se esforçou para consultar Jordan sobre a precisão do filme.

“Jordan é – ele é um herói para mim”, disse Affleck. “E eu sei o quão importante e significativo ele é, em particular na comunidade afro-americana. Se você vai brincar de falar sobre Michael Jordan, faça-o com respeito. Ninguém está pedindo para você fazer uma biografia de um santo, mas faça direito. Eu nunca conheci ninguém com esse tipo de carisma e poder que entra em uma sala e simplesmente reverbera. E é ele ou é a forma como as pessoas o tratam? São suas lembranças dele? Não sei, mas é poderoso. Eu disse: ‘Por favor, posso sair?’ E ele foi ótimo. ‘Sim, não há problema. Venha para o campo de golfe.’”

Enquanto Affleck enfatizou que seu filme não foi concebido como uma cinebiografia definitiva de Michael Jordan com a participação total da lenda da NBA, ele ainda diz que sua conversa com Jordan o ajudou a encontrar a direção do longa.

“Tenho que ser muito claro, esta não é a história autorizada de Michael Jordan”, disse ele. “Sou eu dizendo: ‘Mike, não vou fazer o filme se você não concordar com algo sobre ele. Eu simplesmente não vou fazer isso. Quero saber o que é importante para você. Ele foi muito claro. Foi ele quem me contou sobre [o executivo da Nike] Howard White, que não estava no roteiro original, interpretado por Chris Tucker. E eu disse: ‘Alguma anedota sobre seu pai?’ E sem entrar em mais detalhes, ele realmente falou sobre sua mãe, que não estava realmente no roteiro. Foi quando eu entendi o que era o filme. Falar com ele sobre sua mãe foi incrivelmente comovente, e eu percebi: ‘Oh, isso não é sobre a Nike.’”

“Air – A História Por Trás do Logo” está agendado para chegar aos cinemas em 06 de abril de 2023.