Cinema

‘Animais Fantásticos’: Diretor David Yates diz que franquia foi “estacionada” pela Warner Bros.

Novos filmes de "Animais Fantásticos" não foram confirmados até o momento pela Warner

(Foto: Warner Bros.)

O diretor David Yates deu uma atualização sobre a franquia “Animais Fantásticos”, que foi interrompida após o lançamento de três de seus cinco filmes planejados.

“Sobre Animais Fantásticos, está tudo estacionado”, disse Yates ao podcast Inside Total Film. “Chegamos ao final [do terceiro filme, ‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore’ de 2020] e estamos todos muito orgulhosos desse filme, e quando ele foi lançado ao mundo, só precisávamos parar e fazer uma pausa e ir com calma.”

Yates afirmou que toda a ideia de uma franquia de cinco filmes não era do estúdio. Foi inicialmente planejado como três filmes, e então a criadora e roteirista da franquia J.K. Rowling fez o anúncio de um plano de cinco filmes sem que grande parte da equipe criativa soubesse com antecedência, durante um evento de mídia para o primeiro longa “Animais Fantásticos e Onde Habitam” de 2016.

“A ideia de que haveria cinco filmes foi uma surpresa total para a maioria de nós”, disse Yates. “[Rowling] apenas mencionou isso espontaneamente, uma vez em uma exibição para a imprensa. Estávamos apresentando alguns clipes de Animais Fantásticos 1. Todos nós embarcamos no primeiro filme com muito entusiasmo. E Jo, Deus a abençoe, veio… e disse: ‘Ah, a propósito, são cinco.’ Todos nós nos entreolhamos – porque ninguém nos disse que seriam cinco. Nós nos comprometemos com este. Então essa foi a primeira vez que ouvimos falar disso.”

Deve-se ressaltar, entretanto, que a Warner Bros. nunca corrigiu essa afirmação ou deu qualquer indicação de que cinco filmes não eram o plano, apesar de cinco terem sido citados em histórias da mídia anos depois.

Yates, que está atualmente promovendo seu novo filme, “Máfia da Dor” da Netflix, também acrescentou: “Não falei com Jo, não falei com o [produtor] David Heyman, não falei com a Warner Bros; estamos apenas fazendo uma pausa. É muito bom porque me permite fazer coisas como Máfia da Dor. Mas tenho certeza de que em algum momento, [personagem central] Newt [Scamander] pode muito bem estar de volta. Quem pode dizer? Não tivemos nenhuma conversa aprofundada.”