Cinema

Christopher Nolan diz que adoraria fazer um filme de terror

Diretor disse que "Oppenheimer" possui elementos de terror

(Foto: Reprodução/Kirk McKoy-Los Angeles Times)

O diretor do “Oppenheimer”, Christopher Nolan, diz que “adoraria” fazer um filme de terror um dia.

Durante uma conversa com o British Film Institute na quinta-feira, Nolan disse que fazer um filme de terror era algo que ele gostaria de abordar – e explicou exatamente por que o gênero o atrai.

“Acho que os filmes de terror são muito interessantes porque dependem de dispositivos muito cinematográficos”, disse ele. “Trata-se realmente de [provocar] uma resposta visceral às coisas. Então, em algum momento, eu adoraria fazer um filme de terror. Mas acho que um filme de terror realmente bom requer uma ideia realmente excepcional – e essas são poucas e raras. Portanto, não encontrei a história que se presta a isso. Mas acho que é um gênero muito interessante do ponto de vista cinematográfico. É também um dos poucos gêneros onde – os estúdios fazem muitos desses filmes – e são filmes que têm muita desolação, muita abstração. Eles têm muitas qualidades que Hollywood geralmente resiste em colocar nos filmes, mas esse é um gênero onde isso é permitido.”

Nolan também destacou que há momentos de horror em “Oppenheimer”, principalmente depois que a equipe do Projeto Manhattan conseguiu fabricar a primeira arma atômica.

“Certamente ‘Oppenheimer’ tem elementos de terror – o que definitivamente considero apropriado para o assunto”, disse ele. “….. O meio do filme é fortemente baseado no gênero de assalto, e o terceiro ato do filme é um drama de tribunal. E a razão pela qual escolhi esses dois gêneros para essas seções é que eles são gêneros convencionais nos quais o diálogo e as pessoas conversando são inerentemente tensos e interessantes para o público. Essa é a parte divertida do gênero – você pode brincar com muitas áreas diferentes, enquanto em diferentes tipos de filme você realmente não teria permissão.”

O drama histórico de grande sucesso de Nolan, “Oppenheimer”, arrecadou quase US$ 1 bilhão nas bilheterias e está atualmente indicado a 13 Oscars, incluindo melhor filme.