007

Christopher Nolan diz que seria um ‘privilégio incrível’ dirigir um filme de James Bond

Diretor disse que a franquia é uma grande influência em sua carreira

(Foto: Divulgação)

Christopher Nolan é um dos poucos cineastas de Hollywood que pode fazer filmes de estúdio originais com orçamentos virtualmente ilimitados e liberdade criativa. Desde que concluiu sua trilogia inovadora de filmes do Batman com “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” em 2012, Nolan usou essa liberdade para fazer sucessos de bilheteria originais como “Interestelar”, “A Origem” e “Tenet” e épicos históricos como “Dunkirk” e agora “Oppenheimer” em exibição nos cinemas. Mas ele sempre foi aberto sobre um dia conseguir dirigir um filme de James Bond.

Nolan frequentemente professava sua admiração pela série de espionagem britânica enquanto promovia seus filmes do Batman há uma década, observando que havia se encontrado com a produtora de franquias Barbara Broccoli sobre a possibilidade de fazer seu próprio filme do 007. Mas Daniel Craig ainda estava firmemente acomodado no papel do espião britânico, e Nolan indicou que só estava interessado em dirigir um filme se pudesse escolher seu próprio protagonista.

Agora que Craig deixou o cargo e a busca por seu substituto está em andamento, Nolan poderia reconsiderar ingressar na franquia? Em nova aparição no podcast Happy Sad Confused, o diretor se recusou a descartar a possibilidade.

“Eu amo esses filmes. A influência desses filmes na minha filmografia é embaraçosamente aparente. Portanto, não há nenhuma tentativa de fugir disso. Eu amo os filmes”, disse Nolan. “Seria um privilégio incrível fazer um.”

Nolan reconheceu que dirigir um filme de Bond provavelmente significaria abrir mão de um pouco da liberdade criativa à qual ele se acostumou. Ele enfatizou que só assumiria um projeto dessa natureza se sentisse que sua visão estava de acordo com as expectativas dos administradores da franquia.

“Quando você assume um personagem como esse, está assumindo um conjunto de restrições”, disse ele. “Você tem que ter a atitude certa em relação a isso. Tem que ser o momento certo em sua vida criativa em que você pode expressar o que deseja expressar e se aprofundar em algo dentro das restrições apropriadas. Você nunca quer assumir algo assim e fazer errado.”

Atualmente, o diretor está lançando o drama épico “Oppenheimer” que já está em exibição nos cinemas brasileiros.