Cinema

Crítica: Fale Comigo (2023)

Longa-metragem foi dirigido pelos estreantes Michael e Danny Philippou

(Foto: Divulgação)

A maioria dos filmes de terror, principalmente hoje em dia, são formuláicos e cheios de repetições bobas de situações que buscam assustar o expectador. É sempre os mesmos estilos de sustos e personagens bestas. Vez ou outra aparece um filme que realmente fica com a gente e nos deixa angustiados, pensativos e reflexivos em sua história.

Obras que são ao mesmo tempo assustadoras mas não por causa do fantasma que aparece, ou menos por causa da trilha sonora que ajuda nos sustos, mas sim por nos colocar em total imersão com o psicológico de seus personagens. São filmes que entendem a importância do conflito, das emoções humanas como força motriz para a culminação de vários outros males. Obras como “Corra!”, “Corrente do Mal”, “Sorria!” e agora este “Fale Comigo” se destacam pela ousadia, e ainda que tenham clichês do gênero, todos eles são conduzidos com objetivo, profundidade e emoção genuínas.

“Fale Comigo” é uma obra modesta filmada na Austrália e é a estreia na direção dos irmãos Michael e Danny Philippou, dois sujeitos conhecidos na internet pelo canal RackaRacka onde destilam seu amor notável pela Sétima Arte. Aqui, o que poderia ser uma viagem de ego apenas para mostrar nas redes sociais que conseguiram lançar um filme, se mostra realmente uma jornada madura, sóbria e que realmente entende o que torna uma obra de terror assustadora.

“Fale Comigo” é cheio de camadas. É uma auto avaliação da própria internet como ferramenta de propagação do mal, mas é também um filme de personagens e não essencialmente de espíritos. Os personagens são o foco, e sua construção é essencial para nos deixar engajados e envolvidos na trama.

Com um elenco também excelente – destaque para a ótima Sophie Wilde – e uma ideia visual de objeto maligno que é genial e sem dúvida será sugado até a última gota por Hollywood (a mão embalsamada), ainda assim, ao menos neste “Fale Comigo” os irmãos Philippou conseguiram entregar o melhor filme de terror do ano até agora. Recomendado!

Talk To Me/AUSTRÁLIA, REINO UNIDO – 2023

Dirigido por: Michael e Danny Philippo

Com: Sophie Wilde, Ari McCarthy, Joe Bird, Miranda Otto…

Sinopse: No terror Fale Comigo, da A24, conjurar espíritos tornou-se a última moda nas festas locais e, procurando uma distração no aniversário de morte da mãe, Mia está determinada a participar da trend. Na trama, acompanhamos o grupo de amigos que encontra uma misteriosa mão embalsamada e descobre que ela permite invocar espíritos. Como é de se esperar, todos ficam muito empolgados com a nova descoberta, mas não demora muito até que a brincadeira tome um rumo extremamente perigoso quando um deles acaba indo longe demais e, por acidente, abre uma porta para o mundo espiritual. Agora, com todos altamente vulneráveis a várias ameaças aterrorizantes, cada um dos amigos será obrigado a lidar com uma difícil escolha, descobrindo em quem devem confiar: nos mortos da outra dimensão ou nos vivos. Protagonizado por Sophie Wilde, Miranda Otto, Alexandra Jensen, Joe Bird, Otis Djanji e Zoe Terakes, o filme é dirigido pela dupla de estreantes em longas-metragens, Danny e Michael Philippou.