Cinema

Crítica: Jogos Mortais X (2023)

Longa-metragem tem o retorno de Tobin Bell como Jigsaw

(Foto: Divulgação)

Os primeiros 30 minutos de “Jogos Mortais X” vão causar bastante surpresa para o público. O filme tira todo este tempo para desenvolver o drama do personagem John Kramer (a.k.a Jigsaw) após este descobrir que está com câncer no cérebro e possui apenas alguns meses de vida. Este desenvolvimento será importante para nos conectar com o personagem e em sua jornada de purificação da alma de pessoas desonestas, mentirosas, hipócritas, etc – através dos métodos já tão conhecidos do público.

Confesso que não esperava uma preocupação tão humana, e sútil, do roteiro com seu protagonista sádico, e este “Jogos Mortais X”, surpreendentemente, consegue ser bastante eficiente e um dos melhores da franquia justamente por nos fazer se importar com Kramer. Ele será o fio condutor da narrativa, e é por causa desta estranha empatia que geramos por ele, que a nossa torcida para que suas vítimas paguem por seus erros torna-se ainda mais forte.

Qualquer filme que colocar pessoas cortando membros do corpo será naturalmente grotesco e angustiante, afinal, é uma reação natural do ser humano diante de tais imagens. E era apenas nisto que os responsáveis pela franquia estavam se preocupando após o sucesso do primeiro filme em 2004. Quanto mais sádico os jogos, mais o público vai gostar. Não foi bem assim. Tudo foi se tornando repetitivo e não mais surpreendente.

Aliás, as sequências de morte neste “Jogos Mortais X” continuam um tanto quanto óbvias em sua concepção, no entanto, desta vez os roteiristas conseguiram colocar mais emoção à tais momentos justamente por causa do desenvolvimento emocional criado antes com o protagonista, e consequentemente na raiva gerada no público pelo que aconteceu com ele. E o texto também é eficiente ao colocar algumas reviravoltas durante o clímax, tornando os jogos bem mais empolgantes.

Enfim, uma grata surpresa para a franquia que não tinha um bom filme há muito tempo! Recomendado!

Saw X/EUA – 2023

Dirigido por: Kevin Greutert

Com: Tobin Bell, Michael Beach, Shawnee Smith…

Sinopse: Jogos Mortais X é o décimo capítulo da famosa franquia de terror com gore e tortura Jogos Mortais, iniciada em 2004 sob direção de James Wan (Invocação do Mal, Velozes & Furiosos 7). Nesta nova sequência, John Kramer (Tobin Bell), o impiedoso assassino Jigsaw – criador dos sádicos jogos de sobrevivência – está muito doente e em busca de uma cura milagrosa. Ele decide, então, viajar para o México após ouvir falar de um inovador procedimento médico que, além de experimental, também é muito arriscado. Disposto a tentar a sorte, Kramer parte rumo à cura. Porém, ao chegar a seu destino, se depara com um ambiente macabro, e descobre que toda a operação é uma farsa para enganar pessoas vulneráveis. Agora armado com um novo propósito, o infame serial killer usará armadilhas insanas e engenhosas para virar o jogo contra os vigaristas, relembrando o motivo de ser conhecido como o terrível vilão Jigsaw.