Streaming

Crítica: Peter Pan & Wendy (2023) – Disney+

Longa-metragem foi dirigido por David Lowery, o mesmo de "Meu Amigo, o Dragão"

(Foto: Disney)

O diretor David Lowery, responsável por esta adaptação da Disney de Peter Pan, fez um dos melhores live-actions do estúdio mas que infelizmente é pouco lembrado e apreciado pelas pessoas: “Meu Amigo, o Dragão” de 2016 é um reboot não apenas muito melhor do que o original de 1977, como é também um filme cheio de coração, humanidade e simplesmente tocante. Portanto, quando soube que Lowery seria o responsável por adaptar a famosa história de J. M. Barrie e o filme animado de 1953 em um longa com atores reais, minhas esperanças estavam lançadas. E o resultado não decepciona.

Como é habitual no cinema de Lowery, este “Peter Pan & Wendy” constrói com maestria a humanidade de seus personagens e desenvolve figuras não apenas carregadas de dores emocionais e inseguranças, como o roteiro torna a temática habitual da obra, o “crescer ou continuar criança”, como a ponta do iceberg de uma trama tocante sobre perdoar, valorizar as amizades e entender que crescer não está apenas no físico, mas no aprendizado de que existem outros seres humanos em nossas vidas e devemos respeitar as escolhas, sentimentos e anseios de cada um – ainda que sejam escolhas que não gostamos.

No entanto, se “Peter Pan & Wendy” acerta na construção dramática de seus personagens, infelizmente o filme carece de maior espírito de aventura e mais fantasia. A Terra do Nunca de Lowery se assemelha demais ao mundo real, e não há nada neste mundo que o torne, de fato, encantador e mágico de acompanhar. As locações reais das Ilhas Faróe, território dependente da Dinamarca, são belíssimas e de encher os olhos, mas o longa abraça demais o realismo e esquece um pouco da fantasia, e de entender que a Terra do Nunca é um lugar fantástico onde as crianças que ali vão nunca mais querem crescer. Já entre a Terra do Nunca deste filme ou o nosso mundo real, confesso que prefiro o mundo real. Podem falar o que for, mas o live-action “Peter Pan” de 2015 (não é da Disney) do diretor Joe Wright possui um mundo de fantasia hipnotizante e visualmente criativo – particularmente, gosto muito do filme.

E sem falar que há momentos onde o visual soturno e sem cores de Lowery torna o filme meio sem vida e, consequentemente, menos empolgante de acompanhar.

Em resumo, “Peter Pan & Wendy” é uma jornada repleta de personagens interessantes e dramaticamente envolventes, mas que erra justamente na aventura e na fantasia. É um bom filme que apesar dos problemas, não é uma atrocidade como o péssimo “Pinóquio” da Disney lançado ano passado.

Peter Pan & Wendy/EUA – 2023

Dirigido por: David Lowery

Com: Ever Anderson, Alexander Molony, Jude Law…

Sinopse: Em Peter Pan & Wendy, Wendy e seus irmãos são levados para o mundo mágico da Terra do Nunca com o herói de suas histórias, Peter Pan.