Especial

Damien Chazelle: Do pior ao melhor filme como diretor

Diretor está lançando "Babilônia" nos cinemas

(Foto: Divulgação)

O diretor mais jovem a ganhar um Oscar por direção (ele levou por “La La Land”), Damien Chazelle só possui quatro filmes na carreira até hoje mas são quatro projetos que reforçam o seu talento como profissional e contador de histórias.

Ele está lançando agora nos cinemas “Babilônia”, com Brad Pitt e Margot Robbie no elenco, portanto, vamos de lista com o quadro “Do Pior Ao Melhor” filme de Damien Chazelle como diretor.

04. O PRIMEIRO HOMEM (2018)

Em “O Primeiro Homem”, Chazelle explora a difícil tarefa dos EUA de colocar o primeiro homem na Lua. Acompanhamos Neil Armstrong (Ryan Gosling) em sua empreitada árdua na Nasa e em como o constante trabalho começa a afetá-lo tanto na família quanto no psicológico. Mas o esforço valeu a pena e resultou em um dos momentos mais marcantes da história. A chegada na Lua criada por Chazelle é uma experiência cinematográfica visualmente estupenda e emocionante.

O filme foi indicado a 4 Oscars e ganhou 1 estatueta – de Melhores Efeitos Visuais.

03. BABILÔNIA

(Foto: Divulgação)

A crítica ficou dividida com “Babilônia” mas eu amei! O filme é uma odisséia que explora os bastidores de Hollywood do final dos 20 até o começo dos anos 30 quando o cinema passa a ser falado. A obra explora as dificuldades dos artistias da era muda diante desta nova realidade da indústria através de três personagens centrais importantíssimos. Além de ser uma carta de amor ao poder de influência e impacto emocional que os filmes são capazes de proporcionar. A direção de Chazelle é eletrizante, efervescente e memorável. Margot Robbie e Brad Pitt estão sublimes!

02. LA LA LAND (2016)

“La La Land’ é um filme agridoce que abraça aquele romantismo por vezes cafona, mas lúdico e inspirador, dos filmes musicais clássicos da Hollywood dos anos 50 e 60. Mas muito mais do que isso, a obra é também uma análise sobre o amor, a vida e o amadurecimento através dela, e como, em muitos casos, o futuro nos reserva caminhos diferentes. É envolvente, tocante e emocionante.

O filme foi indicado a 14 Oscar (incluindo Melhor Filme) e ganhou 6 estatuetas – de Melhor Diretor, Melhor Atriz para Emma Stone, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original e Melhor Direção de Arte.

01. WHIPLASH – EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (2014)

Para transformar “Whiplash” em um filme, Chazelle precisou provar para o estúdio que era um diretor capaz de lidar com as responsabilidades do ofício. Para isso, ele realizou um curta-metragem que mantém a mesma ideia central do filme (inclusive, o ator J. K. Simmons também está no curta interpretando o mesmo personagem do longa).

O resultado surpreendeu e abriu as portas para Chazelle realizar esta obra-prima que fala sobre obsessão e até onde vai os limites para a arte. Tudo isso embalado com uma condução magistral que nos deixa ansiosos, empolgados e com os olhos fixados na tela.

O filme foi indicado a 5 Oscars (incluindo Melhor Filme) e levou 3 estatuetas – de Melhor Ator Coadjuvante para J. K. Simmons, Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som.

Chazelle ganhando o Oscar de Melhor Diretor por ‘La La Land’: