Cinema

Diretor de ‘Leaving Neverland’ condena cinebiografia de Michael Jackson

Cinebiografia será dirigida por Antoine Fuqua

(Foto: Divulgação)

A próxima cinebiografia de Michael Jackson, do produtor de “Bohemian Rhapsody”, Graham King, ganhou força nas últimas semanas ao recrutar o diretor Antoine Fuqua (“O Protetor”) para dirigir e escalar o sobrinho da estrela pop, Jafaar Jackson, para interpretá-lo. O projeto vem quase quatro anos depois que o documentário de Dan Reed para a HBO, “Leaving Neverland”, lançou uma nova luz sobre as alegações de abuso sexual infantil feitas contra Jackson. Mas enquanto o documentário fez com que muitos fãs vissem Jackson sob uma nova luz, o diretor da série diz que ainda acha que as alegações não estão sendo levadas a sério o suficiente.

Em um novo artigo para o The Guardian, Reed reiterou suas críticas a Jackson e por que ele ainda acredita que o cantor é culpado, apesar de ter sido absolvido no tribunal.

“O insight mais chocante de ‘Leaving Neverland’, e o mais doloroso para qualquer pai aceitar, é que, como parte do processo de aliciamento, o predador faz a criança se apaixonar por ele, levando-os a uma espécie de cumplicidade culpada no abuso”, escreveu Reed. “Assim, as vítimas de abuso sexual infantil irão – desconcertante para os não iniciados – encobrir seus agressores e protegê-los por anos ou décadas. É por isso que Robson se tornou uma importante testemunha de defesa no julgamento de Jackson por abuso sexual infantil em 2005 e foi fundamental para que ele fosse absolvido. O júri acreditou em Robson e considerou o cantor inocente. Ele agora admite que mentiu no tribunal para proteger seu mentor e agressor”.

MINIMIZAR AS ALEGAÇÕES DE PEDOFILIA

Reed passou a criticar a mídia por sua cobertura do projeto e o que ele vê como minimização das alegações.

“O que a total ausência de indignação que acompanha o anúncio deste filme nos diz é que a sedução de Jackson ainda é uma força viva, operando além do túmulo”, escreveu ele. “Parece que a imprensa, seus fãs e o vasto grupo demográfico mais velho que cresceu amando Jackson estão dispostos a deixar de lado seu relacionamento doentio com as crianças e apenas seguir a música.”

Reed concluiu sua peça escrevendo: “Para os cineastas, eu digo: como você representará o momento em que Jackson, um homem adulto de 30 anos, pega uma criança pela mão e a leva para aquele quarto? Como você descreverá o que acontece a seguir? Ao evitar a questão da predileção de Jackson por dormir com meninos, você está transmitindo uma mensagem para milhões de sobreviventes de abuso sexual infantil. Essa mensagem é: se um pedófilo for rico e popular o suficiente, a sociedade o perdoará.”