Cinema

Filha de Robin Williams diz que as recriações de Inteligência Artificial de seu pai são ‘perturbadoras’

Ator faleceu em 2014

(Foto: Divulgação)

A inteligência artificial tem muitos usos e abusos potenciais, como recriar a imagem ou a voz de uma pessoa sem o seu consentimento – que é uma das questões no centro da greve dos atores ainda em atividade.

Zelda Williams, filha do icônico ator e comediante Robin Williams – falecido em 2014 – compreensivelmente tem algumas opiniões sobre isso e ela opinou sobre a prática de recreações de IA de seu pai, chamando-as de “perturbadoras”.

“Não sou uma voz imparcial na luta do SAG contra a IA”, escreveu Williams por meio de sua história no Instagram no domingo. “Há ANOS testemunhei quantas pessoas querem treinar esses modelos para criar/recriar atores que não podem consentir, como papai. Isso não é teórico, é muito, muito real.”

Robin Williams, um ator e comediante vencedor do Oscar conhecido por suas habilidades de improvisação e caracterizações, morreu por suicídio em 2014.

“Já ouvi que a IA costumava fazer com que sua ‘voz’ dissesse o que as pessoas quisessem e, embora eu ache isso pessoalmente perturbador, as ramificações vão muito além dos meus próprios sentimentos”, continuou ela. “Atores vivos merecem a chance de criar personagens com suas escolhas, de dar voz a desenhos animados, de colocar seu esforço e tempo HUMANOS na busca pela performance.”