Premiação

Globo de Ouro 2023: Eddie Murphy será homenageado por sua carreira no cinema

Ator irá receber o prêmio Cecil B. DeMille na 80ª edição do Globo de Ouro

(Foto: Divulgação)

Eddie Murphy receberá o Prêmio Cecil B. DeMille na 80ª edição do Globo de Ouro, confirmou a Variety. Murphy, vencedor anterior do Globo e seis vezes indicado, estará presente para receber o prêmio na cerimônia deste ano, que será transmitida ao vivo na terça-feira, 10 de janeiro de 2023, direto do hotel Beverly Hilton.

O Prêmio Cecil B. DeMille é concedido desde 1952. Os preamidos, escolhidos pelo conselho de administração da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA), “é apresentado a um indivíduo talentoso por suas excelentes contribuições para o mundo do entretenimento”. Espera-se que o ganhador deste ano do equivalente na TV, o Carol Burnett Award, seja anunciado em breve.

No ano passado, nenhum ganhador de nenhum dos prêmios foi nomeado, já que o Globo foi boicotado por artistias, mídia e criativos, e a cerimônia de premiação não foi exibida pelo canal NBC, devido a preocupações com a diversidade do corpo de votantes da HFPA (que na época não tinha membros negros) e outras acusações envolvendo propinas e subornos.

Mas antes disso, nos últimos anos, os homenageados incluíram Jane Fonda (2021), Tom Hanks (2020), Jeff Bridges (2019), Oprah Winfrey (2018), Meryl Streep (2017) e Denzel Washington (2016).

Mais recentemente, Murphy estrelou “Um Príncipe em Nova York 2” do Amazon Prime Video e estrelou o filme da Netflix de 2019, “Meu Nome É Dolemite” como o pioneiro da comédia underground Rudy Ray Moore. Murphy foi indicado ao Globo de Ouro pelo papel, na categoria de ator principal em filme musical ou comédia.

Em 2007, Murphy ganhou o Globo, na categoria de ator coadjuvante de cinema, por interpretar o cantor James Thunder em “Dreamgirls”. Ele também foi indicado por “O Professor Aloprado” (1997), “Um Tira da Pesada” (1985), “Trocando as Bolas” (1984) e “48 Horas” (1983).