Cinema

Indicação: ‘O Informante’ (1999) com Al Pacino e Russell Crowe

Longa-metragem foi dirigido por Michael Mann e indicado a 7 Oscars

(Foto: Divulgação)

Com direção de Michael Mann (o mesmo do excepcional “Fogo Contra Fogo”), “O Informante” conta a história real do ex-vice-presidente da tabagista Brown & Williamson, Jeffrey Wigand (Russell Crowe)e do produtor do programa 60 Minutes, Lowell Bergman (Al Pacino), que convenceu Wigand a falar em público sobre como a empresa aplicava aditivos ao cigarro para torná-los mais viciantes ao público.

Existem determinados filmes que são naturalmente marcantes e importantes devido à importância de sua narrativa, e como também lembrete ficcional de um acontecimento importante em nossa sociedade. Mas apenas ter um ótimo material em mãos não torna um filme excelente. Para isso, é necessário o talento de seus realizadores em condensar a trama e contá-la de maneira que seja ao mesmo tempo impactante, mas também sentimentalmente relevante para o público.

Diante disso, “O Informante” é um desses trabalhos onde todas as peças se encaixam e o resultado é ao mesmo tempo um filmaço de conteúdo relevante, mas também um thriller/drama sobre escolhas e verdade que nos coloca diante de uma jornada angustiante na vida destes dois personagens lutando contra um conglomerado poderoso e sujo.

Indicado a 7 Oscars – incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Russell Crowe -, “O Informante” ainda permanece uma obra essencial que nos ensina sobre a difícil tarefa de expor a verdade para a sociedade, mas também em usar o jornalismo como o caminho para chegar em tal verdade – bem como sua luta contra o lado corporativo da coisa. Outro filmaço de Michael Mann com duas lendas vivas do cinema em plena forma. Recomendado!

The Insider/EUA – 1999

Dirigido por: Michael Mann

Com: Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora, Brunce McGill…

Sinopse: Com direção de Michael Mann (o mesmo do excepcional “Fogo Contra Fogo”), “O Informante” conta a história real do ex-vice-presidente da tabagista Brown & Williamson, Jeffrey Wigand (Russell Crowe, e do produtor do programa 60 Minutes, Lowell Bergman (Al Pacino), que convenceu Wigand a falar em público sobre como a empresa aplicava aditivos ao cigarro para torná-los mais viciantes ao público. Um thriller tenso e empolgante do início ao fim.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)