Especial

Jogos Vorazes: Do Pior ao Melhor filme

Aproveitando o lançamento de "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", vamos de lista!

Franquia Jogos Vorazes (Foto: Lionsgate)

Obs: A lista a seguir é a opinião (pessoal) do autor deste post.

05. JOGOS VORAZES: A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES (2023)

“A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” está longe de ser um filme ruim. No entanto, uma história mais centrada nas disputadas políticas daquele sociedade, e na ascensão de um jovem Coriolanus Snow naquele meio carregado de interesses e favores, seria bem mais interessante do que uma trama de romance onde a decepção amorosa é o motivo de ruptura do protagonista. Além de ser previsível tal ideia, o pensamento de que obras para jovens adultos precisa ter sempre romance é jogar no cansativo. Particularmente, é uma escolha de roteiro que eu não gosto.

Mas o longa possui seus méritos e nos envolve quando resolve abraçar o contexto político e a construção dos primórdios daquela sociedade. O elenco também está ótimo e segura bastante. Leia a crítica completa do filme postado aqui no TELEMANIA – MAIS GOIÁS.

04. JOGOS VORAZES – A ESPERANÇA – O FINAL (2015)

Infelizmente, a grande entrega da guerra final entre os Distritos contra o presidente Snow é prejudicada por um roteiro que demora a engrenar, e também não presenciar a invasão e a prisão do vilão da franquia diminui um pouco a empolgação. Felizmente, todo o contexto político da franquia é muito bem estabelecido, e neste filme o texto ressalta a corruptibilidade do poder e como a sociedade é cíclica em apoiar líderes extremos e desumanos.

03. JOGOS VORAZES – A ESPERANÇA PARTE 1 (2014)

A decisão de dividir o último livro em dois filmes pode soar inteligente do ponto de vista mercadológico (afinal, “Harry Potter” e “Crepúsculo” fizeram isso e deu muito certo), mas muitas vezes pode prejudicar o ritmo da história. “A Esperança – Parte 1” sofre um pouco com o ritmo, onde fica evidente em muitos momentos a enrolação do roteiro, mas revendo recentemente é uma obra bem mais instigante, e dramaticamente eficiente, do que eu lembrava.

02. JOGOS VORAZES (2012)

Com um debate político interessante misturado com uma história inspirada em “Battle Royale”, “Jogos Vorazes” é, sem dúvida, um dos melhores exemplares desta leva de filmes adaptados de livros “para jovens adultos”. O elenco é ótimo e a ambientação e todo o contexto social presente na trama elevam a qualidade da obra.

01. JOGOS VORAZES – EM CHAMAS (2013)

Em minha opinião, o mais redondo, empolgante e bem estruturado filme de toda a franquia, “Em Chamas” eleva a tensão ao extremo e prepara o caminho para o começo da guerra entre a Capital e os rebeldes. E consegue trazer novamente os jogos vorazes sem soar repetitivo, pelo contrário, é ainda mais envolvente.