Especial

Lior Raz: 8 fatos sobre o ator de ‘Fauda’ que se voluntariou para salvar famílias do Hamas

Ator co-criou e estrela a série "Fauda" da Netflix

(Foto: Divulgação)

O ator Lior Raz, mais conhecido pela série “Fauda” (que também foi co-criador), na Netflix, chamou atenção nesta semana após postar um vídeo em seu Instagram em que ele e o produtor e também criador do show, Avi Issacharoff, estão em combate para salvar duas famílias do grupo terrorista Hamas que atacou Israel nos últimos dias.

Muitos podem acham que a decisão é mero marketing ou exagero para um ator, mas o que poucos sabem é que Lior Raz já foi do exército israelense bem antes de trabalhar com o audiovisual.

Vamos com 5 curiosidades sobre a vida de Lior Raz:

1. Lior Raz nasceu em Ma’ale Adumim, um assentamento na Cisjordânia, fora de Jerusalém.

2. Ele é um judeu Mizrahi; seu pai nasceu no Iraque e sua mãe nasceu na Argélia.

3. Ao crescer, ele esteve imerso na cultura árabe.

“Seu pai era oficial de carreira no equivalente israelense aos selos da Marinha e no Shin Bet, os serviços de inteligência; quando a família recebia, eles o faziam de uma forma que teria parecido alienígena para a maioria dos Ashkenazim. As pessoas frequentemente falavam árabe em casa e tocavam músicas de todo o Oriente Médio. Mais tarde, o pai geriu um viveiro de plantas e os amigos de Lior eram miúdos árabes de Azaria e Jericó que trabalhavam lá.”

4. Depois de terminar o ensino secundário, como a maioria dos israelitas, alistou-se nas Forças de Defesa de Israel, onde se juntou a uma unidade de elite contraterrorismo, a Unidade 217, chamada Duvdevan. Ele estava estacionado nos arredores de Ramallah, na Cisjordânia.

Ele queria estar em Duvdevan não por razões ideológicas, mas porque “você quer fazer parte das melhores pessoas do país, para se testar. Você quer ser fiel aos seus amigos, protegê-los e fazer parte de uma equipe que trabalha em conjunto.” Ele continuou: “Fomos escolhidos porque fomos feitos para ser calmos, morais, para não perder a cabeça no meio dos problemas, para pensar, para não nos comportarmos como um animal”.

5. Em 1990, quando ele tinha 19 anos, sua namorada, Iris Azulai, foi assassinada num ataque terrorista. Ela tinha 18 anos.

“Era uma manhã de domingo e eu estava no Hospital Ein Kerem examinando minha perna em busca de fraturas por estresse”, lembra Raz. “Ouvi de alguém lá que houve esse ataque. O irmão de Iris me ligou e disse que ela estava ferida. Comecei a andar atordoado até que minha mãe me pegou na estrada.”

6. Depois de sair do exército, Lior Raz foi para Los Angeles com US$ 125 no bolso. Ele trabalhou como guarda-costas da atriz Nastassja Kinski, depois de Arnold Schwarzenegger e Maria Shriver.

E o que ele achou disso? “Depois do exército, guardar uma casa era muito chato.”

7. Ele voltou para Israel aos 24 anos, quando começou a ter aulas de atuação e a conseguir papéis menores na TV e no palco.

Seu primeiro grande papel na televisão foi em “Filhos do Primeiro Ministro”, um drama político israelense. Ele também estrelou “Scarred” em 2013.

8. Ele é co-criador e protagonista da série “Fauda”, o projeto que lhe tornou mundialmente conhecido

Ele co-criou o programa com um velho amigo, Avi Issacharoff, um jornalista israelense, e baseou-se em suas próprias experiências nas FDI. Raz interpreta Doron, um agente das forças especiais que se disfarça na Cisjordânia.

Sobre “Fauda” mostrar ambos os lados do conflito Israel-Palestina, Raz disse: “É muito único, porque não conheço muitos programas de TV que façam isso. Você vê suas vidas, necessidades e seu amor em seu ambiente natural. Acho que essa é a magia da série e o motivo pelo qual pessoas de todo o mundo estão assistindo. Conheço muitos árabes de Israel que adoram o programa – esta é a primeira vez que honramos a sua língua, já que temos um programa em que 60% é em árabe. Você não vê isso em lugar nenhum.”