Cinema

Michael Caine anuncia oficialmente que está se aposentando da atuação

Ator está com 90 anos de idade

(Foto: Divulgação)

Sir Michael Caine confirmou oficialmente sua aposentadoria da atuação aos 90 anos.

O veterano ator britânico anunciou a notícia em uma entrevista ao programa Today da BBC Radio 4 no sábado.

“Continuo dizendo que vou me aposentar. Bem, agora estou”, disse Caine. Ele já havia sugerido que sua aposentadoria era iminente em uma entrevista ao The Telegraph no mês passado, dizendo que estava “mais ou menos” aposentado.

Sua última aparição na tela foi em “The Great Escaper”, de Oliver Parker, um filme biográfico sobre o veterano da Segunda Guerra Mundial Bernard Jordan saindo de uma casa de repouso para participar da comemoração do 70º aniversário do Dia D em 2014.

Caine refletiu sobre o sucesso de sua carreira e os papéis que provavelmente serão oferecidos a ele em sua idade.

“Eu imaginei que tinha um filme em que interpretei o papel principal e recebeu críticas incríveis”, disse Caine. “Os únicos papéis que provavelmente conseguirei agora são homens velhos, homens de 90 anos, talvez 85. E pensei: ‘Bem, é melhor sair com tudo isso – tenho críticas maravilhosas. O que eu tenho que fazer para vencer isso?’”

Ele acrescentou: “Você não tem protagonistas aos 90 anos, você terá meninos e meninas bonitos”.

No entanto, ele valoriza o fato de pessoas mais velhas serem retratadas na tela: “Comigo, não é tão decrescente quanto você pensa”, explicou ele. “Lembro-me de quando era jovem conversando com velhos de 90 anos e eles não eram nem um pouco como eu. Eles eram velhinhos com ombros curvados… E eu pensei, não sou assim e isso mudou.”

CARREIRA DE SUCESSO NO CINEMA

A carreira de Caine abrange várias décadas e gêneros. Ele se tornou um nome conhecido na década de 1960, estrelando filmes clássicos como “Zulu” e “The Italian Job”. Ele colaborou diversas vezes com Christopher Nolan, interpretando Alfred Pennyworth na Trilogia “Batman – O Cavaleiro das Trevas” e também aparecendo em “A Origem” e “Interstellar”, entre outros títulos do diretor. Ele apareceu em comédias como “Alfie” e “Austin Powers”.

Caine recebeu vários elogios e prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por suas atuações em “Hannah e Suas Irmãs” (1986) e “Regras da Vida” (2002). Caine também foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 2000.