Especial

Russell Crowe: 5 filmaços obrigatórios + uma minissérie

Crowe ganhou o Oscar de Melhor Ator por "Gladiador"

Aproveitando o lançamento de
(Foto: Divulgação)

Aproveitando o lançamento de “A Teia” nos cinemas, resolvi fazer uma lista mais objetiva com 5 filmaços + uma minissérie excelente com o ganhador do Oscar, Russell Crowe.

Com uma intensidade única e hipnotizante, até mesmo em filmes não tão bons Crowe consegue se destacar e chamar atenção. Mas aqui temos apenas obras memoráveis e dignas do nosso tempo. Desde o sucesso “Gladiador” até dramas como “Mestre do Mares” e “O Informante“, Crowe entrega atuações distintas e inesquecíveis.

É uma lista apenas de 5 filmes, portanto, muita coisa boa ficou de fora como “Homem de Aço”, “Uma Mente Brilhante” e “Dois Caras Legais”, por exemplo, mas meses atrás já tinha feito uma lista sobre Russell Crowe com outros exemplos também dignos de nota. Mas sem mais delongas, vamos de lista!

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

Obs 2: A lista está em ordem de lançamento. 

O INFORMANTE (1999)

Com direção de Michael Mann (o mesmo do excepcional “Fogo Contra Fogo”), “O Informante” conta a história real do ex-vice-presidente da tabagista Brown & Williamson, Jeffrey Wigand (Russell Crowe)e do produtor do programa 60 Minutes, Lowell Bergman (Al Pacino), que convenceu Wigand a falar em público sobre como a empresa aplicava aditivos ao cigarro para torná-los mais viciantes ao público. Um thriller tenso e empolgante do início ao fim. Memorável!

GLADIADOR (2000)

Um dos maiores clássicos épicos do cinema moderno, “Gladiador” é um filme redondinho e perfeito. Entrega com perfeição uma história sobre vingança e justiça, ao mesmo tempo em que temos um protagonista carismático e imponente que ganha nosso coração a cada momento. O longa levou o Oscar de Melhor Filme e rendeu o prêmio de Melhor Ator para Crowe.

MESTRE DOS MARES: O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO (2003)

Um drama épico fenomenal dirigido por Peter Weir. Infelizmente, para muitos (principalmente hoje) é considerada uma obra lenta e arrastada, e sim, não é um filme de ação e explosões, mas uma história sobre ambição, persistência e descobertas. Um filmaço lindo de assistir e emocionante em sua dramaticidade. Crowe, pra variar, é um arraso!

O GÂNGSTER (2007)

Dirigido por Ridley Scott (o mesmo de “Gladiador”), “O Gângster” entrega uma história clássica de gato e rato, com Crowe interpretando um policial em busca de um traficante vivido por Denzel Washington. O longa é cheio de nuances e uma urgência angustiante, e emocionante, e tece comentários pertinentes ao devastador efeito do pós-guerra do Vietnã. Tenso, envolvente e memorável!

OS INDOMÁVEIS (2007)

Um faroeste estrelado por Russell Crowe e Christian Bale e dirigido por James Mangold (de “Logan”)? Já vale o investimento! Um faroeste efervescente, empolgante e memorável!

Minissérie: A VOZ MAIS FORTE – O ESCÂNDALO DE ROGER AILES (2019)

E preciso recomendar esta minissérie excelente sobre o fundador da Fox News, Roger Ailes, e que explora a época em que ele colocou a Fox no topo das emissoras jornalísticas e quando se tornou o líder do Partido Republicano. Mas enquanto Ailes era um sujeito inteligente e persuasivo, ele também era um desses poderosos que utilizava seu poder para assediar sexualmente inúmeras mulheres. Russell Crowe está magistral e com uma maquiagem pesada que o deixou irreconhecível, mas sem atrapalhar aquela interpretação impetuosa e memorável.