Tragédia

‘Rust’: Alec Baldwin será processado por homício involuntário após tiro que matou diretora de fotografia

Halyna Hutchins foi declarada morta no mesmo dia

(Foto: Divulgação)

Alec Baldwin e o armeiro no set do filme “Rust” serão acusados de homicídio involuntário na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins em outubro de 2021.

Baldwin disparou o tiro que matou Hutchins enquanto se preparava para filmar uma cena no prédio da igreja do Rancho Bonanza Creek perto de Santa Fé, N.M. A armeira, Hannah Gutierrez Reed, carregou a arma.

Mary Carmack-Altwies, a primeira promotora judicial em Santa Fé, anunciou as acusações em um comunicado na quinta-feira.

Baldwin e Gutierrez Reed enfrentam cada um duas acusações de homicídio involuntário, cada um com uma sentença máxima de 18 meses de prisão. Eles também serão acusados de aumento por uso de arma de fogo, o que acarreta uma sentença mínima obrigatória de cinco anos.

O promotor também anunciou que David Halls, o primeiro assistente de direção do filme, concordou em se declarar culpado de uma acusação de “uso negligente de uma arma mortal”. Halls entregou o Colt .45 carregado para Baldwin. Sob o acordo de confissão, Halls receberá seis meses de liberdade condicional, mas não cumprirá pena de prisão.

“Se qualquer uma dessas três pessoas – Alec Baldwin, Hannah Gutierrez Reed ou David Halls – tivessem feito seu trabalho, Halyna Hutchins estaria viva hoje”, disse Andrea Reeb, promotora especial nomeada por Carmack-Altwies para supervisionar o caso, em uma afirmação. “É simples assim. As evidências mostram claramente um padrão de desrespeito criminal pela segurança no set de filmagem de ‘Rust’. No Novo México, não há espaço para sets de filmagem que não levem a sério o compromisso de nosso estado com a segurança de armas e a segurança pública”.

Baldwin disse que Halls disse a ele que a arma estava “fria”, o que significa que continha apenas munições fictícias. Mas os investigadores descobriram que a arma estava carregada com uma bala viva, que atravessou o torso de Hutchins e se alojou no ombro do diretor do filme Joel Souza.

Hutchins foi levada de avião para um hospital em Albuquerque, onde foi declarada morta naquele dia.