Tecnologia

Aparecida de Goiânia terá Parque de Tecnologia e Inovação

// Foi lançado na manhã desta quinta-feira (11/12), o Parque de Tecnologia e Inovação –…


//

Foi lançado na manhã desta quinta-feira (11/12), o Parque de Tecnologia e Inovação – o Inov@parecida.  O projeto é fruto de uma parceria entre o governo estadual, prefeitura de Aparecida de Goiânia e três empresas privadas.

O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico do município, por meio da criação e manutenção de um ambiente favorável à inovação.

O evento de lançamento aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB) e do prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), entre outras autoridades.

O Governo de Goiás, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), implantará no Parque uma unidade do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego), que oferecerá educação profissional e serviços tecnológicos, além de contemplar ideias inovadoras em negócios.

A área é de seis mil metros quadrados e foi doada pelos empreendedores. O secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, explica que a secretaria tem o Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec), que visa estimular o surgimento de parques tecnológicos no Estado. As empresas de alta tecnologia, instaladas no Parque, recebem incentivos fiscais, através da redução do ICMS, que pode chegar até 98%.

O primeiro parque em Goiás foi implantado no câmpus da Universidade Federal de Goiás e outro já está em andamento em Anápolis. Segundo Marconi, o novo parque tecnológico vai contribuir de forma decisiva para o crescimento de Aparecida de Goiânia.

“O Inov@parecida agregará muito valor a Aparecida. Por sua importância estratégica na economia goiana, merece um projeto desse porte, que concilia os incentivos previstos no PGTec e a participação decisiva da iniciativa privada. O município é um polo estratégico para receber investimentos, especialmente por sua localização geográfica, a logística de transporte com acessos a BR 153 e 060 e aos seus parques industriais e, fundamentalmente, pelo apoio da prefeitura”, disse o governador.

Segundo o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, o início da implantação está previsto para começar logo após o fim das chuvas. “Esse Parque é a consolidação do desenvolvimento com a chegada de universidades e novas indústrias. Com esse Parque Tecnológico e com os novos parques industriais, Aparecida vai gerar mais de R$ 700 milhões de novos investimentos e novos empregos”, diz.

Parque

O Parque será construído próximo ao Anel Viário e a BR 153. O empreendimento, com área total de 235 mil metros quadrados, foi planejado para atender as demandas por áreas e serviços tecnológicos e de apoio de empresas inovadoras, principalmente aquelas com foco nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), Energias Alternativas e Eficiência Energética. O Inov@parecida é fruto da visão empreendedora de três grupos empresariais (JC Investimentos S/A, Grupo Terra e RC Empreendimentos Imobiliários).