Augusto Heleno mantém silêncio em perguntas feitas por Moraes em depoimento
Moraes ainda brincou com advogado do ex-ministro: "O almoço ainda está longe"; assista ao vídeo

Augusto Heleno manteve silêncio em perguntas feitas por Alexandre de Moraes em depoimento à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo de Jair Bolsonaro (PL) optou por não responder aos questionamentos feitos pelo ministro no processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Moraes, no entanto, garantiu que as indagações seriam feitas e que o silêncio não impediria a continuidade do interrogatório.
A defesa do general afirmou que Heleno responderá apenas às questões apresentadas por seu advogado, Matheus Milanez. Nas poucas declarações dadas, o ex-ministro explicou que a expressão usada por ele em julho de 2022, quando afirmou que o governo Bolsonaro poderia “virar a mesa” antes das eleições, foi dita de forma “completamente” figurada.
- Advogado de Augusto Heleno pede depoimentos mais tarde, e Moraes ironiza; assista ao vídeo
Ainda segundo o depoimento, Augusto Heleno manteve silêncio em perguntas feitas por Moraes relativas a supostas orientações de ruptura democrática, negando ter dado qualquer conselho político fora das suas funções no GSI. O general reforçou que nunca incentivou atos contra a ordem constitucional.
O caso segue sob análise da Primeira Turma do STF, enquanto a investigação sobre a trama golpista continua. O silêncio de Augusto Heleno em perguntas feitas por Moraes tem sido um dos pontos de destaque nas discussões jurídicas em Brasília.
- STF retoma interrogatório de réus por golpe de Estado; veja como assistir
‘O horário do almoço ainda está longe’, brinca Moraes ao responder advogado de Augusto Heleno
“Doutor, o horário do almoço ainda tá longe” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Xandão Zueiro pic.twitter.com/8E9Cn0g3ed
— Jeje ✨ (@jejezaum) June 10, 2025
Durante o interrogatório dos réus na ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fez uma brincadeira com o advogado de defesa de Augusto Heleno.
No momento em que Matheus Milanez pediu a palavra para uma questão de ordem — recurso usado para contestar procedimentos ou pedir esclarecimentos — Moraes comentou: “Doutor, o horário do almoço ainda está longe”.
- Bolsonaro se emociona e pede que todos assistam seu depoimento ao STF; veja
Milanez respondeu que, assim como o ministro, havia tomado um café reforçado. “Vossa Excelência fique tranquila, que assim como Vossa Excelência eu tomei um ‘brunch’ reforçado”, disse.
A troca de brincadeiras entre Moraes e a defesa está relacionada ao pedido feito por Milanez na noite de segunda-feira (9), solicitando que a sessão de terça-feira fosse adiada para um horário mais tarde, alegando cansaço, deslocamento e falta de jantar.
- Anderson Torres diz que minuta do golpe ‘foi parar’ em sua casa ‘por fatalidade’