Férias

Bombeiros atuam na Temporada do Rio Araguaia

A Operação Férias atua com 350 bombeiros nos municípios goianos de maior concentração de turistas…

A Operação Férias atua com 350 bombeiros nos municípios goianos de maior concentração de turistas nas férias de julho. Eles estão às margens do Rio Araguaia em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luís Alves. O foco principal da operação é o uso de colete salva-vidas. São realizados trabalhos preventivos (como a distribuição de cartilhas e folders) e de atendimento às emergências, além de aporte de 70 viaturas e 30 embarcações.

O lema deste ano é Prevenir é o nosso dever, visando garantir o seu lazer com responsabilidade e o grande objetivo da corporação é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, local de grande visitação durante o mês de julho que coincide com as férias escolares e também com a temporada do rio. Somente em Aruanã, o maior polo turístico de Goiás nesta época do ano, são esperados mais de um milhão de turistas.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior, “este é um momento em que os militares se apoderam do desígnio da profissão. Nos lançamos nessa operação no propósito de salvar vidas e de oferecer segurança”, discursou. Helbingen também lembrou que o trabalho iniciado há mais de 40 anos tinha como objetivo atender com mais presteza, caso houvesse algum incidente nos rios e lagos de Goiás, mas atualmente existe um novo paradoxo. “Hoje nosso objetivo é evitar, prevenir e mitigar os riscos, minimizando as possibilidades de um incidente, levando a segurança real aos turistas que possam gozar de suas férias com tranquilidade”, explicou.

Tanque de mergulho
A corporação inaugurou o tanque de mergulho destinado ao treinamento de militares para salvamento aquático. O tanque, construído com 10 metros de profundidade e capacidade para 120 mil litros de água, é um dos equipamentos maiores e mais modernos do País.

Instalado no 1º BBM, em Goiânia, o tanque é destinado ao treinamento de militares que trabalham diretamente com  salvamento aquático. O tanque de mergulho proporciona maior intimidade com os equipamentos e com o ambiente aquático, garantindo eficiência nas operações que eventualmente serão realizadas nestas condições.