REVOLTA

Casamento em Salvador é alvo de protestos por causa do coronavírus; vídeo

Aos gritos de “vergonha” e “irresponsáveis”, um casal de noivos teve que sair às pressas…

Noivos saíram de paróquia em Salvador sob protestos dos vizinhos, que os chamaram de
Noivos saíram de paróquia em Salvador sob protestos dos vizinhos, que os chamaram de "irresponsáveis". (Foto: Reprodução)

Aos gritos de “vergonha” e “irresponsáveis”, um casal de noivos teve que sair às pressas da paróquia Corredor da Vitória, no largo da Vitória, área nobre de Salvador, na noite do último sábado (23 de maio). Vizinhos estavam inconformados com a aglomeração de pessoas na igreja meio à pandemia do coronavírus. Muitos não usavam equipamentos de proteção individual (vídeo no fim da matéria).

De acordo com o portal UOL, que publicou a reportagem, uma das pessoas que vaiavam gritou que já haviam sido contabilizadas mais de 20 mil mortes por covid-19 no Brasil. Convidados da cerimônia não estariam usando máscaras, a exemplo dos noivos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador informou que as celebrações não estão proibidas nas igrejas da cidade, desde que respeitem a quantidade máxima de até 50 pessoas e as medidas de distanciamento, além de que casamentos não são eventos que dependem de licença para ocorrer.

Ainda segundo o órgão, não houve irregularidade no caso, porém, a falta das máscaras contrariou determinações municipais e também das organizações de saúde.

A igreja onde ocorreu o casamento receberá uma ação fiscal – uma espécie de alerta – para que fique ciente da necessidade de usar máscaras em possíveis novos eventos. Já a paróquia respondeu que os noivos foram informados sobre a necessidade do uso de máscaras, do limite de pessoas e sobre o distanciamento social necessário, mas que o acordado não foi cumprido pelos participantes.