SAÚDE

Com mais de 24 mil casos, prefeitura de Aparecida intensifica ações contra dengue

Trabalho será focado nos bairros onde há mais registros da doença, principalmente Buriti Sereno, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança

Aparecida realiza força-tarefa de combate ao mosquito da dengue (Foto: Pixabay)
Aparecida realiza força-tarefa de combate ao mosquito da dengue (Foto: Pixabay)

Com 24.714 casos de dengue confirmados somente em 2022, a prefeitura de Aparecida de Goiânia intensificou nesta semana ações para combate à proliferação do mosquito aedes aegypti – dengue. O trabalho será focado principalmente nos bairros onde há mais registros da doença na cidade: Buriti Sereno, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança.

Estão também no alvo da prefeitura os bairros Santa Luzia, Colina Azul, Expansul, Parque Itatiaia, Jardim Olímpico, Tiradentes, Belo Horizonte, Rosa dos Ventos e Cidade Livre.

Os números de dengue em todo o Estado são altos — Goiás é o vice-líder nacional em número de casos prováveis da doença, com 204 mil ocorrências — e em Aparecida não é diferente. Para se ter uma ideia, até o momento, o número de casos é mais que o dobro do registrado em todo o ano passado.

Enquanto em 2021 houve 11.315 casos, neste 2022 são 24.714. Um aumento de 14,11% entre um ano e outro.

Se trata do maior número de casos dos últimos 7 anos. Os anos de 2018 e 2019 foram os que chegaram mais perto, com 18.145 e 18.453, respectivamente.

Em 2022 também houve o maior registro de casos considerados graves da doença. Até a semana epidemiológica 43 foram 30 casos.

Quanto aos óbitos pelo agravo, houve um aumento na ocorrência comparado aos anos anteriores. Até o momento o município possui 13 mortes confirmadas por dengue e outras 7 em investigação.

Combate

Para o ataque ao mosquito, a prefeitura conta com três equipamentos de fumacê advindos da Secretaria de Estado de Saúde — dos quais dois emprestados e um doado.

“Além disso, mobilizamos 120 trabalhadores e estamos usando nove veículos utilitários, 14 motocicletas e 1 caminhão para percorrer as regiões previstas”, explica o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.

Casos de dengue em Aparecida de Goiânia

Fonte: SMS
Casos de dengue por semana epidemiológica – Fonte: SMS