Transparência

Controladoria divulga nota sobre o Portal de Transparência do Governo

A Controladoria Geral do Estado acaba de emitir nota esclarecendo alguns pontos relevantes sobre o…

A Controladoria Geral do Estado acaba de emitir nota esclarecendo alguns pontos relevantes sobre o funcionamento do Portal de Transparência do Governo de Goiás (www.transparencia.go.gov.br), que oferece informações claras e acessíveis a todos os cidadãos e permite o pleno uso dos seus dados.

Segue a nota, na íntegra:

“O portal cumpre as melhores regras de interatividade e usabilidade emitidas pela Organização Não-Governamental Contas Abertas (www.contasabertas.org.br), responsável pelo ranqueamento dos portais de transparência do Brasil, incluindo o uso de ferramentas eletrônicas inteligentes que ajudam o cidadão a acessar os dados e utilizá-los de forma legítima conforme seus interesses e necessidades.

O site cumpre também todos os requisitos da Lei de Acesso à Informação (que normatiza a oferta de informações do poder público e garante ao cidadão acesso a todos os dados governamentais). De forma integrada com a Ouvidoria Geral do Estado, o cidadão pode dialogar com o Governo e solicitar dados utilizando canais diversos como telefone, e-mail, sites, presencialmente e também por celular e tablets, baixando aplicativo (APP) no Google Play/Android, digitando CGEGO.

Na atual versão do site, há avanços significativos na interatividade e usabilidade por parte do cidadão, facilitando o acesso à informação e conseqüente exercício do controle social sobre o Governo. Todos os itens de despesas, empenhos e pagamentos, bem como licitações, estão disponíveis na primeira tela pesquisada ou, no máximo, na segunda tela.

O site permite também que o usuário faça pesquisas mais aprofundadas, podendo fazer downloads de arquivos e tabelas em vários formatos. Essa possibilidade segue a tendência mundial de Dados Governamentais Abertos, em que todos as pessoas interessadas podem obter e utilizar os dados conforme seus interesses específicos.

Alguns conteúdos como tabelas e relatórios são compatíveis com o navegador Mozila Firefox. A Controladoria Geral do Estado trabalha para, em breve, deixar o site amigável em todas as plataformas. Grande parte do conteúdo está disponível em tempo real, cujos dados são oferecidos diretamente das bases de dados do poder público estadual. É o caso dos itens arrecadação/receita e despesas.

Neste último caso, a consulta é feita em tempo real diretamente na base de dados do SiofiNet, que é o programa de execução orçamentária e financeira do Estado, com detalhamento de despesas e espeficificação de gastos por órgãos e programas, além de gráficos ilustrativos.

Em 2014, o site foi acessado por 79.121 pessoas, totalizando 130.924 visitas. No total, foram visualizadas 243.239 páginas, o que dá uma média de 3,07 páginas por usuário. Esses números demonstram o interesse dos cidadãos pelos dados governamentais”.