COMO QUE É

Cidade chamada Fucking mudará de nome após fotos de turistas

No ano que vem a pequena cidade de Fucking, na Áustria, passará a se chamar…

Cidade chamada Fucking mudará de nome após fotos de turistas
(Foto: Alexander Klein/AFP)

No ano que vem a pequena cidade de Fucking, na Áustria, passará a se chamar Fugging. O prefeito do local, Andrea Holzner, informou para a população que têm enfrentado problemas com turistas, que constantemente fazem fotos tirando sarro em frente às placas da cidade. Isso porque, em inglês, o nome “fucking” faz referência a relações sexuais.

Fucking, localizada a 350 km ao leste de Viena, é uma cidade milenar e tem cerca de 106 habitantes. Ela data de 1070, quando seu nome era grafado Vucchingen. A cidadela fica no distrito de Branau, no norte da Áustria.

Segundo publicação do UOL, durante os últimos anos, os moradores do local — os fuckingers — passaram por problemas por conta desse nome. A cidade atrai grande número de turistas que vão até lá para fazer fotos e vídeos engraçados nas placas do vilarejo. Além disso, houve também casos de roubo de placas e até turistas fazendo sexo no local.

Em 2005, o prefeito de Fucking mandou soldar e concretar as placas, na tentativa de evitar os furtos. Já em 2009, foram instaladas câmeras de segurança para evitar que turistas fizessem sexo no local. Contudo, nenhuma das ações foi 100% efetiva

Agora, o conselho municipal decidiu que a cidade passará a se chamar Fugging, palavra que na língua alemã tem praticamente a mesma sonoridade do nome anterior. A mudança de nome, inclusive, chegou a ser veiculada como fake news, em 2012.

Cidade chamada Fucking mudará de nome após fotos de turistas

(Foto: Alexander Klein/AFP)

Em fevereiro do ano passado, o NRK Sport, canal de esportes da Noruega, foi até o local conferir toda essa fama. O repórter Nicolay Ramm, aproveitou para fazer trocadilhos e brincadeiras com a palavra “fucking”.

De acordo com o site PopFantasma, o “Fucking” vem possivelmente do nome de um nobre da Baviera chamado Focko, que teria fundado o vilarejo no século 6 d.C.

*Com informações do UOL