Governo anuncia compra de prédio histórico da Caixa no centro de Goiânia
“Aquele prédio agora será todo do Estado", disse Caiado antes de acrescentar que local vai funcionar como centro administrativo do Governo
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou a aquisição do antigo prédio da Caixa Econômica Federal (CEF), localizado no centro de Goiânia, com o objetivo de criar um novo centro administrativo do Estado no local. Segundo ele, a proposta garante a preservação da fachada histórica do edifício, contribuindo para a revitalização da região central da capital.
“Aquele prédio agora será todo do Estado de Goiás. Já vai ficar para o Daniel Vilela construir. Na área do antigo Jockey Club, vamos erguer mais dois grandes prédios e criar uma ligação entre eles. Será algo belíssimo, com foco na recuperação do centro de Goiânia”, afirmou Caiado em entrevista à Rádio CBN Goiânia.
LEIA MAIS:
- Aniversário de Goiânia: capital comemora 92 anos com extensa programação cultural; confira | Mais Goiás
- Goiás registra chuva em pontos isolados; há novas previsões para terça, inclusive em Goiânia | Mais Goiás
O governador explicou que o projeto será baseado no conceito de retrofit, prática que consiste na modernização de edificações antigas, mantendo suas características arquitetônicas originais.
As declarações de Caiado indicam que parte significativa da execução do projeto ficará a cargo do atual vice-governador e possível sucessor, Daniel Vilela. “O Daniel vai construir mais dois prédios ali, mantendo também a arquitetura preservada. E vamos fazer uma interligação entre eles, passando por cima da rua existente”, completou.
Ao defender as intervenções, Caiado garantiu que todas as obras seguirão o princípio de valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Sonho antigo
A revitalização do centro de Goiânia é um sonho antigo da população que vive na região. Tema recorrente em diferentes gestões ao longo dos anos, o projeto começou a sair do papel, apesar dos desafios, nos últimos anos.
Como mostrou a reportagem do Mais Goiás, o plano de requalificação da região passa, dentre outras coisas, pela criação de um espaço multiuso no antigo Jóquei Clube de Goiás. A proposta também contempla a revitalização da Rua do Lazer, melhorias no tráfego, ampliação de áreas verdes, modernização da iluminação pública e restauração de fachadas históricas.
VEJA TAMBÉM:
O prefeito Mabel destacou que as ações serão realizadas em parceria com a iniciativa privada. “Queremos um Centro vivo, moderno e com a cara dos goianienses, reunindo comércio, moradia, cultura e lazer em um ambiente seguro, acessível e atrativo para todos”, disse ao comentar o projeto.