O que é aquele fiozinho branco dentro do ovo? Pode ser consumido? Entenda
Muita gente tira antes de preparar o alimento, mas... é necessário?

Se você já abriu um ovo cru, provavelmente se deparou com aquele fiozinho branco dentro do ovo – a chalaza – e ficou na dúvida: “pode ser consumido?” ou é melhor remover? Afinal, o que é isso? Entenda agora se há risco ou se faz parte da composição natural do alimento.
Mas, antes de consumir, muita gente se pergunta sobre aquela “película” que liga a gema à clara. Segundo o especialista em primeiros socorros Miguel Assal, isso não é “esperma de frango” nem sinal de que o ovo foi fecundado, como alguns acreditam.
Na verdade, esse fiozinho branco dentro do ovo se chama chalaza (ou calaza). E, ao contrário do que muitos pensam, ele é um indicativo de que o ovo está fresco. Quanto mais visível e resistente essa estrutura estiver, mais recente é o tempo de prateleira do alimento.
- Galinha Pintadinha anuncia fim do relacionamento com Galo Carijó; veja o motivo
Afinal, o que é a chalaza?
A chalaza é uma espécie de fio gelatinoso e branco que tem a função de manter a gema centralizada dentro do ovo. De acordo com a pesquisadora Helenice Mazzuco, da Embrapa Suínos e Aves, esse fio ajuda a proteger a gema contra impactos, além de garantir que ela não se desloque — o que seria crucial no desenvolvimento de pintinhos, no caso de ovos fertilizados.
Porém, mesmo nos ovos destinados ao consumo, que não são fertilizados, a chalaza continua com sua função estrutural.
Pode comer aquele fio branco do ovo?
Sim, pode! A chalaza é rica em proteína e possui praticamente a mesma composição nutritiva da clara do ovo. Ou seja, ela é totalmente segura para consumo e, além disso, indica que o alimento está fresco.
- Cidade em Goiás lidera ranking dos municípios com mais aves no Brasil; veja lista
E aquelas manchas vermelhas no ovo?
Se você já encontrou uma mancha vermelha no ovo, saiba que não é a chalaza, e sim resíduos de sangue que se desprendem de pequenos vasos sanguíneos no sistema reprodutivo da galinha. Segundo especialistas, isso não faz o ovo estragado e ele pode ser consumido normalmente, desde que seja bem cozido.
Como saber se o ovo está fresco?
Um truque simples é colocar o ovo em um copo com água:
- Se afundar, o ovo está fresco.
- Se flutuar, é sinal de que ele está velho e deve ser descartado.
Outra dica importante: não lave o ovo antes de guardar, pois isso remove a camada protetora natural da casca. Se houver sujeira, o ideal é limpá-lo com um pano úmido apenas no momento do uso.
- Da galinha ao chocolate: como surgiu o ovo de Páscoa? Conheça a história
Vitaminas no ovo
O ovo é um dos alimentos mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Rico em proteínas, de preparo fácil e extremamente versátil, ele oferece diversos nutrientes essenciais para o organismo, como vitaminas A, E, B2, niacina, ferro, zinco, selênio, biotina, ácido pantotênico, colina e fósforo.