O significado de sonhar com alguém que acabou de morrer: ‘nova chance de dizer adeus’
Para especialista, contato com entes queridos pode ser manifestação do inconsciente de que o processo de luto não foi completamente vivido
Sonhar com alguém que acabou de morrer pode ser vivido como uma espécie de “nova chance de dizer adeus”, segundo especialistas. Embora esse tipo de sonho desperte emoções intensas — como tristeza, saudade ou até conforto —, seus significados variados podem ser uma reação natural do processo de luto.
De acordo com a psicóloga Leticia Martín Enjuto, em entrevista ao site CuerpoMente, esse tipo de experiência é profundamente humana e revela aspectos do mundo interior da pessoa. Ela explica que, quando a perda é recente ou inesperada, a mente busca um espaço simbólico para encerrar ciclos emocionais, despedir-se, reconciliar-se ou encontrar paz.
LEIA MAIS
- Sonhou com gatos? Veja o que isso pode significar
- Cantor morre em queda de avião após sonhar 3 vezes com acidente, na Colômbia
“Sonhamos com aqueles que já não estão entre nós devido a uma necessidade inconsciente de encerrar ciclos emocionais. Quando a perda é recente ou inesperada, a mente busca um espaço simbólico para dizer adeus, reconciliar-se ou encontrar paz”, afirma.
A especialista acrescenta que esses sonhos podem ajudar a lidar com a dor da perda e a aceitar a realidade da ausência definitiva, mesmo quando o falecimento ocorreu há muito tempo. Segundo ela, esse tipo de sonho costuma indicar que o luto ainda não foi totalmente processado.
“Sonhar com pessoas falecidas pode refletir profunda tristeza, culpa não expressa ou arrependimentos que a mente ainda está tentando processar. A figura do ente querido falecido serve então como interlocutora em um diálogo interno que, enquanto acordados, pode ser difícil ou doloroso de manter, e que nosso inconsciente processa dessa maneira”, explica.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR
- Turismo do sono em Goiás: onde praticar a tendência de viagens
- Tirar um cochilo faz bem? Veja quanto tempo dormir
Além disso, esses sonhos também podem expressar nostalgia e um desejo de proteção, já que a pessoa falecida costuma simbolizar segurança, amor incondicional ou apoio emocional, especialmente em momentos de vulnerabilidade.
Embora existam diferentes formas de analisar esse fenômeno, Sigmund Freud foi um dos primeiros a estudá-lo, interpretando os sonhos como reflexos de desejos reprimidos e conflitos internos. Nesse sentido, sonhar com alguém que morreu também pode estar associado a processos de transformação pessoal e a uma vivência diferente do luto.
Por fim, a psicóloga ressalta que esses sonhos não são encontros sobrenaturais nem mensagens do além. “Cientificamente, esses sonhos não são mensagens ou visitas sobrenaturais, mas interpretações simbólicas elaboradas pelo nosso inconsciente. O cérebro utiliza imagens significativas para representar emoções complexas que precisam ser ouvidas e compreendidas além do literal”, conclui.
SAÚDE E SONO
Dormir menos de 7 horas por noite diminui expectativa de vida
Dormir mal pode levar a um quadro de demência?