Asolo Art Film

Pelo segundo ano consecutivo, goianos serão homenageados em festival na Itália

Artistas goianos serão homenageados no Asolo Art Film, festival internacional sobre filmes de arte e…

Artistas goianos serão homenageados no Asolo Art Film, festival internacional sobre filmes de arte e biografias de artistas, um dos mais importantes da Europa, promovido pela Associação Cultural A.L.A. (Armonioso Labirinto Asolano), na cidade de Asolo, no Nordeste da Itália. Este ano, o Asolo Art Film chega a sua 35ª edição, que é dedicada a Attilio Zamperoni, patrono histórico do festival.

Esta é a segunda vez que o tradicional evento homenageia personalidades de Goiás. A primeira foi em 2015, com a celebração do legado artístico da poetisa vilaboense Cora Coralina. Neste ano, recebem as honrarias o mestre Anatone Ramos, escritor de primeira linha da literatura goiana, e Leodegária de Jesus, uma das primeiras mulheres a lançar um livro de poemas em Goiás.

Filmes de arte, apresentações de dança, música, teatro e poesia de todo o mundo, degustações da cozinha brasileira, russa e indiana, e convidados internacionais compõem a programação do festival, que será aberta oficialmente neste sábado (10), no Teatro Duse.

Além dos anfitriões italianos, o evento reúne artistas de várias nacionalidades, como russos, africanos, brasileiros, portugueses e espanhóis. De Goiás, participa do evento o superintendente Executivo de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Nasr Chaul, e a secretária da Seduce, Raquel Teixeira.

Chaul embarca nesta sexta-feira (9), para a Itália, onde pretende estabelecer contatos com a comunidade intelectual e administrativa da cidade, que segundo ele, vai ser muito bom também para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que é promovido pelo Governo do Estado, na cidade de Goiás. “Queremos fazer uma ponte entre a Art Film Festival com o Fica. Vou procurar lincar toda essa dinâmica cultural que ocorre naquela cidade e naquele país berço da cultural ocidental com o Estado de Goiás”, concluiu Chaul.