Eleições 2014

Pesquisa Ibope: Marconi tem 35%, Iris, 26%, Vanderlan, 8%, e Gomide, 6%

O atual governador e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSBD), lidera a Pesquisa Ibope/TV Anhangera…

O atual governador e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSBD), lidera a Pesquisa Ibope/TV Anhangera com 35% das intenções de votos do eleitorado goiano. A pesquisa foi divulgada na noite deste sábado pelo Jornal Anhanguera 2º Edição, da TV Anhanguera (Globo).

Na segunda posição aparece o ex-governador Iris Rezende (PMDB), com 26%, seguido pelo ex-prefeito de Senador Canedo e empresário Vanderlan Cardoso (PSB), com 8%, e pelo ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), com 6%. A professora Marta Jane (PCB), tem 2%, a frente do advogado Alexandre Magalhães (PSDC) e do professor Weslei Garcia (PSOL), ambos com 1%.

REJEIÇÃO

Marconi Perillo é o candidato que apresenta maior rejeição. Ele é lembrado por 29% dos votantes como político em quem não votariam de jeito nenhum. Logo em seguida aparece Iris Rezende, com 24%. Os outros postulantes ao governo apresentaram índices de rejeição entre 9% e 13% cada. Aqueles que aventaram a possibilidade de votar em qualquer candidato somam 13%, enquanto 19% não opinaram.

SENADO

O Ibope também apresentou a intenção de votos dos goianos para os candidatos ao Senado Federal. Ronaldo Caiado (DEM) tem 29%, seguido por Marina Sant’Anna, com 14%, e Vilmar Rocha (PSD), com 11%. Antônio Neto (PCB) teve 3%. Logo atrás dele, três candidatos apresentaram 1%: Aguimar Jesuíno (PSB), Aldo Muro (PSDC) e Elber Sampaio (PSOL).

Segundo a pesquisa, 14% dos eleitores afirmaram que vão votar nulo ou em branco. Já 27 % não sabe ou não respondeu.

Na pesquisa espontânea, Ronaldo Caiado é lembrado por 9%. Marina Sant’Anna e Vilmar Rocha têm 3%, e 18% disseram que pretendem votar nulo ou em branco.

REGISTRO

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 31 de julho. Foram entrevistados 812 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00285/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-00054/2014.