Prouni encerra inscrições para o 2º semestre nesta sexta (4/7)
A iniciativa oferece bolsas integrais e parciais em instituições de ensino particulares

O processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o segundo semestre irá encerrar as inscrições nesta sexta-feira (04/07). A iniciativa oferece bolsas integrais e parciais em instituições de ensino particulares.
Estão sendo ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais (sem custo) e mais de 93 mil parciais (metade da mensalidade). Os benefícios contemplam mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
Para se inscrever, os interessados precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos, e nota superior a zero na redação.
Quem pode se inscrever no Prouni?
Além dos critérios relacionados ao Enem, é preciso também ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola privada como bolsista integral. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral.
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Para concorrer há requisitos relacionados à renda. O estudante interessado nas bolsas integrais deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277 por pessoa). Já para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.554 por pessoa).
Como se inscrever?
Os interessados no Prouni devem se inscrever pelo portal Acesso Único, usando o login gov.br com CPF e senha. No site, os candidatos devem indicar, em ordem de preferência, duas opções de curso, selecionando a instituição e o turno que deseja estudar. Também é possível escolher concorrer na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
Se o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas, ele constará como pré-selecionado. O candidato pré-selecionado ainda não é “dono” da vaga. Ela está reservada para ele, mas, antes de assumi-la, é necessário comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Isso é feito na instituição de ensino na qual o aluno estudará no prazo indicado no edital.