DECLARAÇÃO

Restituição do Imposto de Renda poderá ser recebida via Pix – Entenda

A restituição do Imposto de Renda deste ano poderá ser paga via Pix, segundo a…

Documento é indispensável para conseguir a restituição de R$ 2.275,08 por pessoa. Saiba ter o CPF do dependente para declarar o IR 2022
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A restituição do Imposto de Renda deste ano poderá ser paga via Pix, segundo a Receita Federal. Porém, o crédito só será repassado nesta modalidade se a chave Pix for igual ao CPF do contribuinte titular da declaração. O órgão informa ainda que não serão aceitos Pix com chaves aleatórias, de telefone ou e-mail.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 terá início no dia 7 de março e será encerrado em 29 de abril.

Os lotes de restituição terão início em 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 30 de setembro. A expectativa da Receita é receber 34,1 milhões de declarações até o final do prazo.

Entenda como vai funcionar a nova modalidade:

De acordo com a Receita Federal, até ano passado, era possível indicar conta bancária, conta poupança e conta de pagamento. Neste ano, haverá a nova opção, Pix.

Ao escolher essa opção, não será necessário preencher conta bancária. Com isso será utilizada a chave Pix com o CPF, e a conta vinculada a essa chave é que receberá a restituição.

Para os contribuintes que tiverem imposto a recolher, o pagamento também poderá ser feito por Pix. O documento virá com o código de barras pra permitir o pagamento. Veja o exemplo:

Foto: Divulgação/Receita Federal

Foto: Divulgação-Receita Federal