MARANHÃO

Senador critica escolha de jovem trans para campanha do governo e é acusado de homofobia

Causou polêmica nas redes sociais um post do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) em que ele…

Causou polêmica nas redes sociais um post do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) em que ele critica o governo do Maranhão por escolher a influencer homoafetiva Alex Brito, conhecida como Bota Pó, de 16 anos, para apresentar uma plataforma da Secretaria Estadual de Educação. “Para que isso? Qual a necessidade disso?”, afirmou o senador. A postagem foi feita na terça-feira (26) e apagada depois de uma saraivada de críticas.

“O governo do Maranhão, ao lançar a plataforma Gonçalves Dias de Educação, em vez de colocar como garoto propaganda um maranhense que tenha se destacado em alguma área, preferiu colocar um jovem homossexual assumido fazendo o papel de menina. Agora, analisando friamente, para que isso? Qual a necessidade disso? É apologia à homossexualidade ou não? Lamentável essa situação na qual passamos. Nada contra a opção sexual de alguém. Agora querer obrigar aceitação dessa opção de alguns como regra e apologia à prática homossexual isso não dá para aceitar”, escreveu o senador no post apagado.

Post do senador Roberto Rocha que foi apagado (Foto: Reprodução)

Post do senador Roberto Rocha que foi apagado (Foto: Reprodução)

Horas depois, Roberto Rocha reapareceu no Instagram em uma tentativa de consertar o estrago. Disse que as críticas foram à campanha do governo, e não a Alex Brito. “Hoje, 26/10, fiz um post criticando a propaganda do Governo do Maranhão de lançamento de uma nova plataforma educacional para crianças. Li comentários de que eu estaria ofendendo a digital influencer contratada para fazer a propaganda. Excluí o post para deixar claro que não foi essa minha intenção. Questionei a propaganda oficial, pois penso que cabe a cada família escolher o momento e a forma de abordar o tema sexualidade com suas crianças”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Roberto Rocha (@robertorocha_ma)

A influencer também foi à rede social para agradecer o apoio que recebeu. “Eu amo vocês. Obrigada por toda força #forapreconceito”, escreveu ela, que depois também afirmou: “Aceitar é uma escolha sua, respeitar é o dever de todos”. A mãe de Alex, Dalva Nascimento Antonia, que monitora o perfil da jovem, compartilhou a postagem do senador e comentou: “Orientação sexual não define caráter”.

Reação da web

A postagem de Rocha causou indignação em vários internautas, que repudiaram a fala do político. A influenciadora e apresentadora maranhense Thaynara OG compartilhou um story apoiando Bota Pó:

“Esses comentários homofóbicos disfarçados de ‘opinião’ machucam muito. Ainda mais quando vêm de alguém que está ali para representar seu povo. Reconhecer o preconceito é o 1º passo para mudar a sociedade. A importância da escolha da Bota Pó para a campanha é gigante! Isso é um avanço na representatividade, em busca de um ambiente escolar cada vez mais igualitário. Botinha, conte comigo para tudo! Eu me orgulho muito de você e você representa muito bem o Maranhão”.