Quinta-feira, 06 de Agosto de 2026
Roubo

Acervo do Arquivo Histórico é recuperado pela Polícia Civil

Mais de 10 mil documentos históricos foram encontrados em poder de professor da rede municipal de Goiânia

Por - Goiânia, GO
Publicado em:

Uma parte valiosa da história de Goiás está de volta ao Arquivo Histórico Estadual, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. A devolução foi feita na manhã desta segunda-feira (15), pela Polícia Civil (PC) de Goiás durante cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás, no Setor Rodoviário.

Alvo de roubo, o acervo composto por cerca de 2 mil documentos, com mais de 10 mil páginas, foi encontrado na residência do professor Tayrone Zuliane de Macedo, no Centro de Goiânia. Tayrone é formado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem 42 anos, é casado e professor concursado na rede municipal de Goiânia. A polícia chegou até o acusado após uma denúncia anônima feita ao 1º Distrito Policial.

À polícia, o professor disse que utilizava os documentos para elaborar sua tese de doutorado na UFG. “O material foi sendo roubado paulatinamente, entre os anos de 2005 e 2012”, explicou o delegado Luciano Carvalho, responsável pela investigação do caso. Segundo ele, o acusado já tem outras passagens pela polícia, por lesão corporal e pela Lei Maria da Penha.

Tesouro valioso

A superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico de Goiás, Tânia Mendonça, que representou a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, na cerimônia, destacou a importância da recuperação do acervo. “Esses documentos são uma parte viva da história de Goiás, de nossa memória, e seria uma perda irrecuperável de um grande tesouro, pois representam um importante instrumento de pesquisa e de divulgação da nossa história”.

Tânia destacou o trabalho competente da Polícia Civil na elucidação do crime e ressaltou que medidas imediatas já estão sendo tomadas pela Seduce para reforçar a segurança no local. A Seduce vai digitalizar todo o acervo histórico como medida de garantia da segurança dos documentos. Já o delegado geral da Polícia Civil de Goiás, Álvaro Cássio, fez questão de destacar que, em conversa com a secretária Raquel Teixeira, ficou definido a instalação de equipamentos de segurança dentro e fora do Arquivo Histórico.

Secretário de Segurança Pública e Justiça de Goiás, Ricardo Balestreri comentou que os documentos são únicos e exclusivos e por isso têm valor inestimável, inclusive para a própria Polícia Civil, que tem parte de sua história ali registrada.

Denúncia anônima

A Polícia Civil chegou até os documentos roubados após uma denúncia anônima. Após checar a veracidade dos fatos foi expedido um mandato de busca e apreensão. Os documentos em poder de Tayrone Zuliane de Macedo foram encontrados espalhados pelo quarto de estudos do rapaz e dentro do guarda roupa.

Segundo o delegado Luciano Carvalho, o material foi sendo roubado paulatinamente durante o período em que o professor frequentava o Arquivo Histórico, entre os anos de 2005 e 2012.
Em depoimento à polícia, o acusado disse que levava os documentos para casa para serem utilizados como pesquisa para sua tese de doutorado, com o tema “Crime e Criminalidade no Planalto Central e Violência nos Sertões”.

As investigações começaram em janeiro deste ano e o inquérito está próximo de ser concluído e encaminhado ao poder Judiciário. Como não houve flagrante, o acusado aguardará a sentença em liberdade. Para o crime de furto desta natureza, o Código Penal Brasileiro prevê de 1 a 4 anos de prisão.

Participaram da cerimônia de devolução dos documentos o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Balestreri; o delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio; agentes da Polícia Civil, titular do 1º DP, Luciano Carvalho; e ainda os servidores do Arquivo Histórico estadual, Vero Aldo Campelo e Sueli Aparecida Marques Ferreira, além da superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Seduce, Tânia Mendonça, que representou a secretária Raquel Teixeira no evento.

Categorias:
Cidades
Tags:
Polícia Civil