GREVE

Aeroporto de Goiânia registra quatro atrasos de voos nesta quarta-feira (21)

Os registros foram da companhia aérea Latam e Azul

Aeroporto de Goiânia registra quatro atrasos de voos nesta quarta-feira (21)
Aeroporto de Goiânia (Foto: divulgação)

O Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva registrou quatro atrasos de voos nesta quarta-feira (21). O motivo é a greve dos aeronautas que teve início na segunda-feira (19). De acordo com a CCR Aeroportos, que administra o terminal, os registros foram da companhia aérea Latam e Azul.

Os voos atrasados em Goiânia são com destinos ao Rio de Janeiro e São Paulo. Os passageiros podem conferir a situação de seus voos por meio do site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A CCR ainda informou que não houve nenhum impacto nas operações do aeroporto por causa da greve. A Azul disse que não vai comentar sobre o assunto e a Latam que a operação está normal, com apenas alguns impactos pontuais.

Vale citar, na segunda-feira (19) houve um atraso e um cancelamento de voo. Já na terça-feira, tiveram dois atrasos de voos.

Paralisação

Pilotos e comissários entraram em greve na segunda-feira (19) com a paralisação de atividades de parte da categoria em aeroportos de várias cidades brasileiras. A categoria cobra por melhores condições de trabalho e por reajustes salariais.

Decisão cautelar (provisória) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) proferida na última sexta-feira, contudo, determina que 90% dos trabalhadores precisarão manter suas funções no período de greve. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 200 mil.

Vale citar, os aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade dentro de uma aeronave, como: comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.

Confira a íntegra da nota da Latam:

Em relação à greve dos aeronautas, a LATAM informa que a sua operação encontra-se normal, com apenas alguns impactos pontuais em voos com saída na manhã desta quarta-feira (21/12).

Este movimento está relacionado à negociação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e não da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da LATAM.

Mesmo assim, a companhia pede para que os passageiros verifiquem o status do seu voo no site da empresa.

Os passageiros com voos afetados pela greve poderão remarcar gratuitamente seus voos ou, em caso de desistência, solicitar o reembolso de seus bilhetes. Em paralelo, passageiros afetados por atrasos receberão todas assistência prevista pela legislação em vigor.

A companhia ressalta que está em negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas desde o início de setembro para construção do ACT e aguarda convocação de Assembleia pelo Sindicato para votação pelos tripulantes da LATAM.