Pesquisa

Aeroporto Santa Genoveva é o sexto do país mais bem avaliado segundo usuários

Passageiros colocam o Aeroporto Santa Genoveva de Goiânia como o sexto mais bem avaliado do…

230 brasileiros estão retidos na África do Sul após descoberta da variante ômicron do coronavírus
230 brasileiros estão retidos na África do Sul após descoberta da variante ômicron do coronavírus - (Foto: divulgação/Infraero)

Passageiros colocam o Aeroporto Santa Genoveva de Goiânia como o sexto mais bem avaliado do Brasil. De acordo com Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, realizada pelo Ministério da Infraestrutura, o terminal da capital goiana atingiu 4,54 pontos, de uma escala que vai de 1 (muito ruim) até 5 (muito bom).

O Santa Genoveva perde em satisfação dos usuários apenas para os aeroportos de Campinas – SP (4,77 pontos), Curitiba – PR (4,75), Vitória – ES (4,65), Maceió – AL (4,56) e Confins – MG (4,55).

O terminal de Goiânia foi o quarto que registrou melhora na avaliação geral, em relação ao 3º trimestre do ano passado, com +1,7% de notas melhores. Florianópolis teve evolução de 9%; o de Belém, 5,7%; e o de Fortaleza, com 4,7%. Brasília, a quinta colocada registrou (+1,5%).

A infraero iniciou recentemente os trâmites finais de para a adequação do Santa Genoveva para realizar voos internacionais. A previsão é de que ainda este ano o aeroporto possa fazer operações diretas para outros países.

Usuários

A passageira Rovani Ferreira recomenda o novo Aeroporto De Goiânia. No dia 22 de outubro ela deixou registrado na página do Facebook que o terminal tem “boa infraestrutura, é seguro [e possui] várias opções para compras e alimentação”.

Cecília Sales, moradora de Rio Verde, registrou em 28 de setembro que o “atendimento é muito bom! Ambiente tranquilo e espaçoso… parabéns à toda equipe de profissionais do Aeroporto de Goiânia Santa Genoveva”.

Melhoria geral

A pesquisa apontou, entre julho e setembro, uma nota média de 4,42 para o conjunto dos aeroportos do Brasil. Isso significa que os aeroportos são considerados “bons” ou “muito bons” para 91% dos 25.461 passageiros entrevistados.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a percepção geral de melhora sobre o conjunto dos 20 aeroportos cresceu 13,7%.

A pesquisa avalia a experiência dos passageiros de voos domésticos e internacionais em diversos itens de infraestrutura aeroportuária, atendimento e serviços, e monitora o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

Confira a classificação dos aeroportos do Brasil:

Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário – 3º trimestre 2019

Campinas – 4,77
Curitiba – 4,75
Vitória – 4,65
Maceió – 4,56
Confins – 4,55
Goiânia – 4,54
Manaus – 4,53
Brasília – 4,47
Santos Dumont (Rio) – 4,44
Galeão (Rio) – 4,43
Fortaleza – 4,41
Congonhas (São Paulo) – 4,36
Porto Alegre – 4,35
Recife – 4,34
Guarulhos (São Paulo) – 4,34
Natal – 4,33
Cuiabá – 4,27
Belém – 4,23
Florianópolis – 4,17
Salvador – 4,12

*Texto: Eduardo Pinheiro, especial para o Mais Goiás