MÊS DE AGOSTO

Amma resgata 44 animais silvestres em Goiânia

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) resgatou, em agosto, 44 animais silvestres. Eles estavam…

Agência Municipal do Meio Ambiente resgata 44 animais silvestres em Goiânia
Agência Municipal do Meio Ambiente resgata 44 animais silvestres em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) resgatou, em agosto, 44 animais silvestres. Eles estavam em residências e comércios de Goiânia.

Entre os resgastes, os mais comuns são de gambá e periquito-de-encontro-amarelo. A pasta afirma que também é comum encontrar arara canindé, beija-flor, coruja buraqueira, gavião carijó, jabuti piranga, jiboia e mais.

Depois de resgatados, os animais vão para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o presidente da Amma Luan Alves, a agência presta uma série de orientações pelos telefones (62) 3524-1422 ou 161. “Damos esse direcionamento quando a situação não é passível de resgate, ou seja, quando percebemos que o animal sairá do local por conta própria, para adentrar os parques, e quando não apresenta nenhum risco para si mesmo e para o ser humano.”

Já a gerente de Proteção e Manejo de Fauna da Amma Isabela Saddi explica que, durante o período de estiagem (ou em momentos de migração), é comum que animais silvestres apareçam perto de residências.

Não alimentá-los é importantíssimo para evitar que criem o hábito de permanecer naquele local, pelo fato de não necessitar caçar o próprio alimento e possuir local para dormir. É essencial não manter nenhum tipo de contato para que eles possam voltar para os parques e matas, principalmente em caso de macacos”, orienta.