EM ENFERMARIA

Alexandrino anuncia novo protocolo de internação para casos leves de Covid

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, anunciou novo protocolo para tratamento de casos leves…

Secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino (Foto: reprodução/Internet)
Secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino (Foto: reprodução/Internet)

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, anunciou novo protocolo para tratamento de casos leves de Covid-19 em Goiás. As secretarias municipais, a partir de agora, devem solicitar internação em enfermaria para pacientes com sintomas como “febre e algum nível de cansaço”. Ismael explica que esse processo evita o agravamento da doença no paciente e reduz a demanda por UTI e respiradores.

A decisão de aplicar esse novo protocolo aconteceu na sexta-feira (3) após reunião de Ismael Alexandrino com pesquisadores da Fiocruz que estiveram em Goiânia. “Quando é feita a internação precoce, o paciente já começa a receber medicamentos e o tempo médio de permanência é de três dias, enquanto na UTI pode durar até 12 dias”, disse o secretário.

Ismael afirma que durante esses 14 dias de isolamento social, baseado em estudo da Universidade Federal de Goiás, a estrutura do governo e da secretaria vai intensificar as pesquisas e monitoramento para que não aconteça o surto de Covid-19 projetado pela universidade.