'PASSEIO'

Jibóia flagrada “passeando” pelo Parque Flamboyant durante a chuva pode ter voltado à mata, diz Amma

A espécie conhecida como ‘Boa constrictor’ não é um animal peçonhento,

Cobra flagrada em pista de caminhada do Parque Flamboyant retornou para mata em Goiânia
Cobra flagrada em pista de caminhada do Parque Flamboyant retornou para mata em Goiânia

A jibóia filmada na pista de caminhada do Parque Flamboyant durante a chuva em Goiânia, não foi localizada por agentes da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e deve ter retornado para mata. O vídeo, gravado nesta sexta-feira (23), mostra o momento em que o animal se arrasta pela área de passeio. A espécie conhecida como ‘Boa constrictor’ não é um animal peçonhento, ou seja, não contém veneno.

Por meio de nota, a Amma informou que a “equipe de Resgate da Gerência de Manejo e Proteção de Fauna esteve no local e constatou que provavelmente o animal voltou para a mata”.

A Amma esclarece ainda que todos os parques da Capital possuem fauna e flora, por se tratarem de unidades de conservação, e que o animal pode ter saído da mata por conta das chuvas e sensação térmica, se movimentando para a calçada.

O órgão orientou que não se deve buscar contato com animais silvestres e que as ações contra a integridade deles são crimes ambientais.  

“Se trata de um animal que se alimenta de pequenos mamíferos silvestres da unidade de conservação e caso alguém a veja novamente, deve acionar os bombeiros pelo telefone 193; ou a própria Amma, pelo 161”, alerta a pasta.

Ainda conforme expõe a Amma, a presença desse tipo de animal demonstra que o parque encontra-se bem cuidado, preservando suas características locais.

Confira na íntegra a nota:

A respeito de um vídeo de uma Jiboia, Boa constrictor, filmada nas proximidades do Parque Flamboyant, a Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da AMMA, esclarece que averiguou o local após conhecimento do vídeo e não localizaram o animal nos espaços de convivência.

A Amma esclarece ainda que todos os parques da Capital possuem fauna e flora, por se tratarem de unidades de conservação, e que o animal possa ter saído da mata por conta das chuvas e sensação térmica, se movimentando para a calçada.

A equipe de Resgate da Gerência de Manejo e Proteção de Fauna esteve no local e constatou que provavelmente o animal voltou para a mata. Portanto, reforça para a população que se trata de um animal que se alimenta de pequenos mamíferos silvestres da unidade de conservação e caso alguém a veja novamente, acione os bombeiros pelo telefone 193 ou a própria Amma pelo 161.

Por fim, a Amma esclarece que a Jiboia não é um animal peçonhento (não contém veneno). A presença desse tipo de animal demonstra que o parque encontra-se bem cuidado, preservando suas características locais. Não se deve buscar contato com animais silvestres e qualquer ação contra a integridade desses caracteriza crime ambiental.