COLISÃO

Anápolis registra mais de 40 colisões de veículos em postes nos primeiros meses do ano

Um dado divulgado pela Enel Distribuição Goiás aponta um aumento de 52,7% no número de…

Caminhão perdeu o controle e colidiu com poste energizado em Anápolis. (Foto: Câmeras de Segurança)
Caminhão perdeu o controle e colidiu com poste energizado em Anápolis. (Foto: Câmeras de Segurança)

Um dado divulgado pela Enel Distribuição Goiás aponta um aumento de 52,7% no número de postes danificados por veículos nos últimos quatro anos. Em Anápolis, de janeiro a abril de 2022, 44 postes foram danificados de acordo com o balanço.

No mais recente caso na cidade, um caminhão quase causou um acidente grave no bairro Vila Góis em Anápolis. Câmeras de segurança de um posto de gasolina, registraram o momento em que o motorista desce da cabine e logo após o veículo inicia o movimento de ré e só para ao colidir com um poste energizado.

Segundo a Enel, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada.

Para o responsável pela Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, Ícaro Barros, os acidentes além de serem perigosos para quem dirige podem causar mais transtornos para quem mora na região.

‘’Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo que os clientes ficam sem energia”, explica Barros.

Números em Goiás

Nos quatro primeiros meses de 2019 foram contabilizadas 1.100 colisões contra postes de energia elétrica, enquanto no mesmo período de 2022 o número subiu para 1.680, o que representa uma média de 14 batidas por dia neste ano.

Se comparado com o ano passado, o crescimento foi de 30,7% na quantidade de batidas.