COVID-19

Aparecida começa a vacinar crianças com três anos ou mais contra Covid-19

A prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 de todas as…

Vacinação infantil: campanha mira poliomielite e outras doenças
Vacinação infantil: campanha mira poliomielite e outras doenças (Foto: Claudivino Antunes - Divulgação)

A prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 de todas as crianças com 3 anos de idade ou mais. Até então, a vacinação infantil estava autorizada apenas para o público acima de 5 anos. Pais e responsáveis podem levar as crianças em qualquer um dos 39 postos fixos de vacinação da cidade. A ampliação do grupo infantil autorizado a ser vacinado veio acompanhada da ampliação dos postos.

Para receber a proteção, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável legal não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.

A ampliação do grupo segue recomendação do Ministério da Saúde, que após pesquisas e debates considerou que a imunização de crianças de 3 a 4 anos, 11 meses e 29 dias com a vacina coronavac é segura e eficaz, evitando infecções, agravamento e óbitos pela contaminação com o coronavírus.

Mesmo com imunizantes seguros, a vacinação infantil em Aparecida alcançou, até o momento, apenas 50% de cobertura do público-alvo com a primeira dose entre crianças. Foram 29.318 imunizantes pediátricos aplicados, sendo que, ao todo, a pasta estima que a cidade tenha 58.545 crianças de 5 a 11 anos. Para a segunda dose, a taxa é menor, com 12.370 vacinados, representando 21,12% do grupo.

Médicos e cientistas que fazem parte do Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 da Associação Médica Brasileira apontam que a vacinação contra Covid-19 em crianças menores de 5 anos é urgente, sobretudo depois de um levantamento apontar que ao menos duas crianças morrem diariamente por causa da doença no país.

Segunda dose

Seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, as crianças de 3 e 4 anos receberão a primeira dose da vacina coronavac. Após 28 dias, elas já poderão receber a segunda dose desse mesmo imunizante. A partir dos 5 anos, é permitido tanto a coronavac quanto a vacina da Pfizer e os intervalos entre a primeira e a segunda dose obedecem às especificações técnicas de cada fabricante.

Assim como em adultos, a vacinação pediátrica contra a covid-19 pode ser realizada conjuntamente com as demais vacinas do Calendário Nacional, ou seja, não há mais intervalo mínimo exigido entre a administração deste e de outros imunizantes. Eles podem ser aplicados no mesmo dia.

Onde se vacinar

Em Aparecida, a vacinação está disponível em 39 locais:

Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Andrade Reis;
UBS Colina Azul;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Delfiore;
UBS Alto Paraíso;
UBS Bandeirantes;
UBS Bairro Ilda;
UBS Independência;
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Independência Mansões;
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Jardim dos Ipês;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Olímpico;
UBS Jardim Paraíso;
UBS Jardim Tiradentes;
UBS Madre Germana;
UBS Nova Olinda;
UBS Papillon Park;
UBS Parque Trindade;
UBS Pontal Sul II;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Residencial Garavelo Park;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Jardim Riviera;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Santa Luzia;
UBS Santo André;
UBS Veiga Jardim;.
UBS Expansul

Horário de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.